COMUNICAÇÃO

Curso de evacuação em repartições públicas termina com evacuação de prédio

21/12/2012 13:14 | Por

Depois de receberem treinamento durante dois dias, sobre os principais procedimentos para a evacuação em edificações públicas, assim como noções de primeiros socorros, os servidores da Defensoria que participaram do curso ministrado pelos bombeiros fecharam as atividades realizando um exercício simulado de evacuação do prédio da sede administrativa da Instituição, na tarde desta quinta (19), na Pituba.

Orientados pelo capitão Ramon Dieggo e sua equipe, os integrantes ajudaram todos os demais colegas a desocuparem as salas do prédio, simulando uma situação real de incêndio no imóvel. Em fila e sem gerar qualquer demonstração de pânico, os cinco andares foram desocupados gradativamente a partir do primeiro.

Os servidores retirados foram para o ponto de encontro, escolhido na calçada contígua ao prédio. Também foi simulada uma situação de socorro a uma vítima atingida pela fumaça e pelo calor. Esta foi socorrida pelos bombeiros, com uso de roupas especiais e equipamento adequado para o resgate.

Feita a vistoria em todo o prédio, para a constatação de desocupação total, o capitão Dieggo orientou todos os servidores com relação às condutas que devem ser adotadas nesses casos. Um dos pontos ressaltados refere-se à calma que deve ser mantida nessas ocorrências para que a situação tenha um nível de controle satisfatório.

Essa iniciativa da Defensoria prossegue com a realização de uma outra edição do curso, prevista inicialmente para janeiro próximo. O objetivo é capacitar um maior número de servidores e garantir mais segurança por meio da aquisição de materiais e equipamentos e a adoção dos procedimentos necessários.

A defensora pública geral, Célia Padilha, recebeu em seu gabinete a equipe de bombeiros e todos os que participaram do curso. Agradeceu aos militares pela forma como conduziram as atividades e pelo compromisso profissional, e também aos funcionários, pelo engajamento nesse novo processo de ações efetivas para a ampliação da segurança de todo o corpo de servidores e da sede administrativa