COMUNICAÇÃO

Denúncias contra pai das crianças de Monte Santo são verificadas pela Defensoria

21/12/2012 19:57 | Por

Após intervir como curadora especial das cinco crianças retiradas dos pais biológicos na cidade de Monte Santo, no sertão baiano, a Defensoria Pública da Bahia passa a atuar também na defesa de Jerôncio Sousa, pai das crianças baianas. Designada pela defensora pública geral, Célia Padilha, a defensora pública Marta Torres, autora do documentário SER-TÃO INOCENTE - que trata do caso - viajou até a cidade nesta segunda-feira (17), para acompanhar a situação tanto dos processos criminais em que Jerôncio figura como réu, quanto dos que ele ingressará como queixa crime.

As informações colhidas pela defensora, de pessoas próximas à família na cidade, servirão para verificar a denúncia feita em matéria veiculada em um canal de televisão, de que as crianças sofreriam maus tratos dos pais biológicos e de que Jerôncio já responde a processos criminais, entre eles, o de violência sexual.

Após a visita desta segunda-feira à Monte Santo, Marta Torres, no entanto, já adiantou as primeiras informações apuradas. "O que verificamos até agora é que se trata de acusações falsas. Jerôncio não foi condenado por nenhum crime sexual, nem o boletim de ocorrência referente a novembro deste ano narra um fato de tentativa de estupro. Também os documentos oficiais não atestam maus tratos das crianças. Estamos peticionando para obter o direito de resposta urgentemente, a fim de recompor a honra e dignidade desses cidadãos", destacou a defensora.
Ainda durante a visita, uma audiência extrajudicial foi realizada e videodocumentada, o que será juntado ao processo.

As crianças de Monte Santo já retornaram à cidade natal, após passarem por um período de convivência com a mãe biológica em um abrigo de São Paulo. A decisão do juiz titular da comarca de Euclides da Cunha, Luiz Roberto Cappio, determinando a revogação da guarda provisória das crianças, seguiu a linha da petição produzida pelas defensoras públicas Laíssa Souza e Mariana Tourinho, que pedia o retorno dos filhos da dona de casa Silvânia Silva e de Jerôncio Sousa.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO
O Documentário “SER-TÃO INOCENTE: As crianças de Monte Santo”, narra a história das crianças levadas de sua família, em um processo irregular de guarda provisória. O vídeo, já disponível no youtube, mostra o que aconteceu com a família biológica em Monte Santo enquanto as crianças foram postas sob a guarda provisória das famílias em São Paulo. Para acessar o link e assistir ao documentário “SER-TÃO INOCENTE: As crianças de Monte Santo”, clique aqui.