COMUNICAÇÃO

Calendário do Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública é discutido em reunião

28/01/2013 20:03 | Por

A defensora pública geral, Celia Padilha, e a defensora pública, Cynara Fernandes, participaram de reunião com o professor italiano Vincenzo Durante, e o secretário de Assuntos Internacionais da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, para atualizar as atividades e o calendário do curso de Pós-Graduação em Segurança Pública, categoria Master Internacional. O evento aconteceu na sede da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia – Serinter, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Durante o encontro, foi definida a disponibilização de oito vagas, a princípio, para os defensores públicos atuantes na área de Segurança Pública em Salvador. O curso é organizado em convênio pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb e de Pádua, na Itália, e tem previsão de inicio em abril. Esta pós-graduação garante aos participantes uma formação de excelência, tendo como diferencial o recorte transversal do tema segurança pública com os temas territorialidade e defesa social, possibilitando ainda a inserção dos alunos nas redes internacionais de discussão e pesquisa.

Para a defensora pública, Cynara Fernandes, a expertise em segurança que o governo italiano possui contribuirá para o aperfeiçoamento dos defensores que participarão do curso. “O combate ao crime organizado e a drogas que acontece na Itália, por exemplo, pode servir de modelo para que possamos utilizar como instrumento na Bahia. Eles têm muita experiência na forma de atuar garantindo os direitos humanos e agindo a favor da diminuição dos índices de violência no país. É necessário que os defensores ganhem ainda mais esse conhecimento”, aborda.

Além do próprio aprendizado, os defensores terão a oportunidade de trocar informações a respeito da atuação da Defensoria Pública na Bahia, tendo em vista que na Itália não existe um órgão específico em beneficio à população carente como no Brasil. “Este será um ponto positivo, pois teremos a chance apresentar nossa experiência com a população baiana, pois a Itália não tem a mesma estrutura que nós temos”.

Também participaram da reunião integrantes da Câmara Setorial de Articulação dos Poderes, do programa Pacto pela Vida; a chefe de gabinete da Serinter, Suzana Sá; os professores da Uneb, Adrianna Freire, Gianni Boscolo e Moacyr Pitta Lima; e o promotor de Justiça, Geder Gomes.

SOBRE O CURSO - O Master Internacional está direcionado aos profissionais da área da segurança pública que têm instituições representadas no Comitê Interinstitucional de Segurança Pública - CISP. Entre eles estão os membros da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e funcionários das secretarias estaduais da Segurança Pública -Polícias Civil e Militar- e de Administração Penitenciária - Seap.