COMUNICAÇÃO

Especializada da Infância e Juventude lança campanha educativa na CASE Salvador

14/05/2013 17:11 | Por
A Especializada da Infância e Juventude da Defensoria Pública da Bahia lança nesta quarta-feira (15), às 10h, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo - CASE Salvador, a campanha Educativa "Crack! Só de Esporte". A parceria entre a Defensoria Pública da Bahia e o Instituto Popó Freitas, idealizadores da campanha, visa levar, preferencialmente, ao público jovem, informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas.

Apesar da referência ao crack, usado também como metáfora, a abordagem do assunto e a pretensão de sensibilizar os jovens levam em consideração o consumo abusivo de diferentes tipos de substâncias psicoativas, colocando a questão de uma forma diferenciada, sem maniqueísmos e os lugares-comuns tão recorrentes neste tipo de discurso.

Durante a atividade desenvolvida na CASE Salvador, está prevista a realização de palestra com a psicóloga e especialista em substâncias psicoativas, seus usos e usuários, Tânia Costa Duplatt, bem como distribuição de cartilha educativa produzida especialmente para a campanha. A iniciativa integra a Semana Nacional da Defensoria Pública, em homenagem ao dia da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio. Este ano o tema escolhido para a campanha foi - Defensoria Pública: pelo direito de recomeçar.

Segundo a subcoordenadora da Especializada, Laíssa Souza, embora a campanha da Semana Nacional da Defensoria Pública esteja voltada para a Execução Penal, não há como deixar de trazer à baila o tema: "Defensoria Pública: pelo direito de recomeçar" em relação aos adolescentes privados de liberdade, em cumprimento de medida socioeducativa de internação. "Assim como os adultos, os adolescentes também devem ter garantido o direito de ressocialização após o cumprimento da medida socioeducativa, devendo este direito ser resguardado com prioridade absoluta, em virtude da condição peculiar de desenvolvimento", afirmou.

As atividades de lançamento começaram nesta segunda-feira (13), em Salvador e nas comarcas do interior. No entanto, a campanha educativa se desdobrará para atingir de modo amplo seu público-alvo, que compreende os jovens estudantes de escola pública, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, bem como a população carcerária do estado.


SERVIÇO:

O QUÊ: LANÇAMENTO DE CAMPANHA EDUCATIVA SOBRE DROGAS
LOCAL: COMUNIDADE DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO - CASE SALVADOR. Endereço: Av. Guanabara, nº 70, Tancredo Neves. Tel.: (71) 3116-9081.
QUANDO: QUARTA-FEIRA (15), ÀS 10H.