COMUNICAÇÃO

Em Ilhéus, Semana da Defensoria Pública é comemorada com palestras e distribuição de cartilhas

22/05/2013 15:04 | Por
A 3ª Regional da Defensoria Pública, em Ilhéus, comemorou a Semana da Defensoria Pública com palestras e distribuição de cartilhas educativas ligadas ao tema da campanha nacional da instituição - Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar.

As palestras e distribuição das cartilhas educativas Crack? Só de Esporte, produzidas pela Defensoria Pública baiana em parceria com o Instituto Popó Freitas, e Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar, publicada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos - ANADEP aconteceram na sede da Defensoria na cidade, e na Unidade Prisional Dr. Ariston Cardoso. Lá, a subcoordenadora da 3ª Regional, Maria Silvia Maria Sílvia Tavares e as defensoras públicas Roberta Braga, Fabianne Souza e Cristiane Nogueira falaram aos internos sobre o tema e da importância do contato com os familiares, a fim de que, após o cumprimento das penas, a reinserção social aconteça de forma mais rápida aos custodiados.

A parceria entre a Defensoria baiana e o Instituo Popó visa levar, preferencialmente, ao público jovem, informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas. Apesar da referência ao crack, usado também como metáfora, a abordagem do assunto e a pretensão de sensibilizar os jovens levam em consideração o consumo abusivo de diferentes tipos de substâncias psicoativas, colocando a questão de uma forma diferenciada.

Já o material produzido pela ANADEP tem o objetivo de divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena é um dos objetivos da campanha. Além disso, a ideia é apresentar iniciativas positivas e casos de ex-detentos que, através de oportunidades de trabalho e educação (formação), reconquistaram seu espaço, quebrando o ciclo da reincidência.

Para finalizar as ações comemorativas, defensores públicos, servidores e estagiárias participaram de uma atividade de integração e motivação, com a presença da psicóloga Carla de Marco.