COMUNICAÇÃO

Campanha "Crack! Só de Esporte!": Em Juazeiro, defensores promovem palestras educativas

22/05/2013 22:44 | Por

Os defensores públicos da comarca de Juazeiro, sede da 5ª Regional da Defensoria Pública do Estado, lançaram no Norte do Estado a campanha educativa "Crack! Só de Esporte", promovida pela Defensoria Pública da Bahia em parceria com o Instituto Popó Freitas.

Atentos ao alto índice de jovens que fazem uso de drogas, os defensores públicos Wesclei Amicés Marques Pedreira e Hélio Soares Júnior apresentaram a iniciativa no Conjunto Penal de Juazeiro, na última segunda-feira (13). Lá, os custodiados assistiram palestras promovidas pelos defensores, vídeos informativos e receberam cartilhas educativas produzidas especialmente para a campanha. A ideia é levar informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas. Na terça-feira (14), foi a vez de levar a campanha aos alunos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Nesta comarca, as ações foram coordenadas pela subcoordenadora da Regional, Olívia de Paula Fonseca.

Para o defensor público Wescley Pedreira, "a campanha foi muito positiva, por ter estabelecido um diálogo com os presos acerca dos malefícios das drogas, transmitindo-se a mensagem para que orientem a própria família e principalmente os filhos adolescentes sobre o referido assunto". Ainda de acordo com o defensor, na oportunidade, reforçou-se o papel institucional da Defensoria Pública e o seu compromisso com a cidadania.

Já o defensor Hélio Soares Junior, atuante na 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude, aproveitou a oportunidade para destacar as consequências do uso de substâncias psicoativas lícitas e/ou ilícitas pelos adolescentes. Ele ainda chamou atenção para os efeitos físicos, psíquicos e sociais do uso contínuo das drogas, além de como estas substâncias agem no organismo. O defensor público lembrou também que grande parte dos adolescentes em conflito com a lei tem ou tiveram envolvimento com o uso e ou tráfico de drogas.