COMUNICAÇÃO

Lançamento da campanha Crack? Só de Esporte! na 4ª Regional acontece em Conjunto Penal

28/05/2013 19:39 | Por
Cerca de 100 detentos do Conjunto Penal de Itabuna, no Sul do Estado, participaram do lançamento da campanha Crack? Só de Esporte, promovida pela Defensoria Pública da Bahia em parceria com o Instituto Popó Freitas. A parceria entre a Defensoria baiana e o IPF visa levar, preferencialmente, ao público jovem, informações e relatos de experiências profissionais que possam estabelecer uma nova perspectiva de compreensão sobre o consumo abusivo de substâncias psicoativas. A iniciativa integrou as atividades da Semana da Defensoria, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

A fim de chamar atenção dos presos para o uso das drogas e seus efeitos, os custodiados contaram com palestras, distribuição de cartilhas educativas e exibição de vídeos produzidos especialmente para a campanha. Além de explicar a ideia da campanha, o subcoordenador da 4ª Regional, Walter Nunes Fonseca Junior, aproveitou a oportunidade para falar sobre os serviços oferecidos pela Defensoria na própria unidade prisional (a Instituição possui uma sala no presídio onde atende os custodiados).

Participaram, ainda, da atividade os defensores públicos Wesley Sodré, que falou da cartilha produzida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos - ANADEP – cujo tema é: Defensores Públicos – Pelo Direito de Recomeçar e Izabel do Carmo. Ela destacou a importância da educação como mecanismo de reinserção social e incentivou a participação dos internos no ano letivo. Este ano, cerca de 350 internos sentenciados vão frequentar as aulas oferecidas pela escola da unidade.

O evento contou também com as presenças do diretor do presídio, Major Paixão, do diretor-adjunto, Bernardo Cerqueira Dutra, de professores atuantes na escola do presídio, representantes da assistência social e imprensa local.

CAMPANHA CRACK? SÓ DE ESPORTE!

Apesar da referência ao crack, a abordagem do assunto e a pretensão de sensibilizar os jovens levam em consideração o consumo abusivo de diferentes tipos de substâncias psicoativas, colocando a questão de uma forma diferenciada, sem maniqueísmos e os lugares-comuns tão recorrentes neste tipo de discurso.

Além de Itabuna, o lançamento da campanha aconteceu em Salvador, nas outras cinco regionais da Defensoria Pública e em diversas comarcas do interior. No entanto, a campanha educativa se desdobrará para atingir de modo amplo seu público-alvo, que compreende os jovens estudantes de escola pública, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, bem como a população carcerária do Estado.

CAMPANHA DEFENSORES PÚBLICOS: PELO DIREITO DE RECOMEÇAR

Este ano, para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública, a Associação Nacional de Defensores Públicos - ANADEP lançou a campanha Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar. A iniciativa tem o objetivo de divulgar a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego ainda durante o cumprimento da pena. Além disso, a ideia é apresentar iniciativas positivas e casos de ex-detentos que, através de oportunidades de trabalho e educação (formação), reconquistaram seu espaço, quebrando o ciclo da reincidência.