COMUNICAÇÃO

CONDEGE escolhe novos dirigentes em clima de união e paz

05/06/2014 21:45 | Por

Num clima amistoso, proativo e de uniâo, o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais - CONDEGE, elegeu, por aclamação, em Salvador, sexta-feira, 09/05, a sua nova diretoria para o próximo biênio, encabeçada pela Defensora Pública Geral Andréa Maria Alves Coelho, do Ceará, tendo na vice-presidência Stélio Dener de Souza Cruz, de Roraima. Paulo André Defante, de Mato Grosso do Sul, ficou na secretaria geral e Nilton Leonel Arnecke, do Rio Grande do Sul e ex-presidente, foi eleito secretário geral adjunto.

Após expressar satisfação pela sua eleição, a nova presidente do CONDEGE ressaltou o modo democrático da sua indicação,"num processo natural que transcorreu ao longo do ano", e pediu o apoio de todos os colegas para sua gestão, cujos esforços estarão direcionados para continuar o trabalho de crescimento, unidade e transparência, que foi a marca da diretoria que encerrou o seu mandato. "Não gosto e não sei trabalhar sozinha. Preciso de todos para a construção do nosso programa de gestão", enfatizou Andréa Maria Coelho.

Os trabalhos foram abertos pelo então presidente, Nilton Leonel Arnecke, que fez um balanço das suas atividades ao longo do mandato, agradeceu o empenho e a colaboração dos seus colegas de conselho e ressaltou a importância de uma sucessão por consenso, o que, em sua opinião, demonstra claramente que o CONDEGE vem funcionando e lutando pelos interesses de todos os Defensores Públicos, numa linha de impessoalidade e de rigoroso espírito público.

A fala do ex-presidente foi seguida pelo pronunciamento enfático e caloroso da Defensora Pública Geral, Vitória Bandeira, que expressou sua emoção de anfitriã e ressaltou o exemplo de serenidade e equilíbrio deixado por Nilton Leonel, ao criar uma atmosfera agradável e produtiva no CONDEGE: "Nilton não somente nos deixa um grande legado de trabalho, mas também um grande exemplo de habilidade e inteligência, postura estratégica, construção de um clima de coesão e um real fortalecimento das Defensorias", ressaltou a Defensora Geral da Bahia, lembrando, ainda, o papel brilhante desempenhado, também, pelo vice-presidente, Luis Carlos Portela, Defensor Público Geral do Pará, durante o período em que esteve respondendo pela presidência.

A Defensora Geral, Vitória Bandeira, e o Subdefensor Geral, Renato Elias, representaram a Bahia no evento e acompanharam ativamente os debates no transcorrer da pauta normal dos trabalhos, cabendo à Dra. Vitória a indicação, acolhida pela unanimidade dos presentes, do Defensor Público Daniel Nicory, atual diretor da ESDEP - Escola Superior da Defensoria Pública, para participar do Comitê de Monitoramento do Projeto Atlas, que trata do acesso à justiça de todas as Defensorias Públicas do Brasil

Foi também por provocação da representante da Bahia que o CONDEGE discutiu exaustivamente nuances e limites do relacionamento das Defensorias Públicas com outros órgãos de representação profissional, chegando à constatação de que todas as DPEs enfrentam os mesmos problemas nas suas relações com as associações de classe e ouvidorias.

O novo Conselho Fiscal do CONDEGE, com três membros titulares e um suplente, ficou composto pelo representante do Espírito Santo, Gilmar Alves Batista, na presidência, e mais Cleomar Rizzo Esselin Filho, de Goiás, e Jeanne Karenina Bezerra, do Rio Grande do Norte. A suplência foi ocupada pela Defensora Pública Geral, Vitória Beltrão Bandeira.

As coordenações setoriais também foram preenchidas da seguinte forma: 1) Coordenadoria Político-Legislativa - Nilson Bruno Filho, do Rio de Janeiro; 2) Coordenadoria Jurídica - Daniel Coelho Alcoforado Costa, de Alagoas; 3) Coordenadoria Administrativa - Djalma Sabo Mendes Júnior, de Mato Grosso; 4) Comissões Especializadas - José Ricardo Vieira Trindade, do Amazonas; e 5) Coordenadoria de Integração Nacional e Planejamento Estratégico - Dion Nóbrega Leal, do Acre.