COMUNICAÇÃO

Repórter do "The Times" visita a DPE para apurar denúncias de higienização durante a Copa

18/07/2014 20:13 | Por

O jornalista Rory Smith, repórter de um dos maiores jornais do mundo, o inglês "The Times", esteve na Defensoria Pública nesta quinta-feira para entrevistar a subcoordenadora de Direitos Humanos, Bethânia Ferreira. Rory está no Brasil especialmente para escrever uma matéria sobre denúncias de limpeza social nas cidades sede da copa. Ele tomou conhecimento do assunto através de um amigo brasileiro e nas pesquisas sobre o tema, descobriu a intensa atuação da Defensoria.

Impressionado com o trabalho realizado pela DPE para garantir os direitos da população em situação de rua em Salvador, o repórter ouviu de Bethânia Ferreira todo o histórico do caso e teve acesso a depoimentos de vítimas da truculência de agentes públicos. Ele também conversou com Maria Lúcia Santos, coordenadora nacional do Movimento de População de Rua. Lúcia apresentou ao jornalista ações desenvolvidas pelo movimento e confirmou a retirada de pessoas vulneráveis de locais próximos a Arena Fonte Nova e pontos turísticos da cidade. "Essas pessoas, ao contrário do que muita gente pensa, trabalham e precisam estar perto dos pontos turísticos e festas porque elas sobrevivem de pequenos trabalhos: catam latinhas para reciclagem, ajudam a descarregar caminhões de bebida, a montar as barracas, etc. Sem isso elas não têm como ganhar algum dinheiro", destacou.

Bethânia acrescentou, ainda, que a permanência dessas pessoas em regiões centrais, é uma forma de garantir a própria segurança. "Em locais isolados, eles correm riscos ainda maiores de sofrer algum tipo de violência, nas ruas eles estão expostos a tudo, essa população é extremamente vulnerável e permanecer nas zonas centrais é, sim, questão de sobrevivência". Ela detalhou também a forma como os órgãos ligados à prefeitura de Salvador vinham retirando essas pessoas da rua, recolhendo documentos, molhando os pertences com jatos de água e, em alguns casos, com ameaças, falsas promessas e até violência.

Rory Smith também esteve em Recife para constatar denúncias semelhantes e deve retornar a Londres até o fim da semana. O material deverá ser publicado em breve no periódico europeu.