COMUNICAÇÃO

Defensoria é homenageada pelo GGB durante 13ª parada gay

27/10/2014 14:19 | Por

Na tarde deste domingo (21), o Grupo Gay da Bahia (GGB) reuniu imprensa e convidados no Teatro Castro Alves para entregar o troféu "Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT" a 18 homenageados. O GGB escolheu artistas, entidades e personalidades que promoveram a diversidade e tiveram uma atuação de destaque na garantia de direitos do público LGBT.

A subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública, Bethânia Ferreira, recebeu o troféu pela criação da Portaria que garante o uso do nome social por travestis, transexuais e transgêneros. na esfera da Defensoria, assinada em maio deste ano. "Essa homenagem do Grupo Gay da Bahia muito nos alegra, pois demonstra o compromisso e a atenção que a Defensoria Pública vem dispensando a este grupo vulnerável, focando sua atuação de forma pioneira em vários temas e efetivando direitos já garantidos.", destaca a defensora.

Entre as personalidades homenageadas estavam o prefeito de Salvador, ACM Neto, a primeira dama do estado, Fátima Mendonça, a escritora Aninha Franco, a ministra Marta Suplicy, entre outros. O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, acredita que o esforço de cada um dos premiados precisa ser visto e reconhecido por toda a sociedade. "Não podemos deixar de agradecer à luta de cada cidadão e instituição que, como nós, buscam acabar com a homofobia e fortalecer as políticas para o enfrentamento do preconceito e da violência. São conquistas que precisamos celebrar", destacou.

Logo após a solenidade, Marcelo Cerqueira abriu oficialmente, em cima do trio oficial do GGB, a 13ª Parada Gay da Bahia, que este ano trouxe o tema "Sem armários. Com orgulho!". Dez trios elétricos seguiram o cortejo ao som de música eletrônica. O evento encerrou a programação da III Semana da Diversidade, que começou no domingo (14). A parada reuniu aproximadamente 700 mil pessoas no Campo Grande.

Feira da Diversidade

Durante todo o sábado, a Defensoria Pública participou da Feira da Diversidade, montada no Largo Dois de Julho. No stand da Instituição, o defensor público Felipe Noya tirou dúvidas do público presente. "A Defensoria, muito mais do que trabalhar no patrocínio judicial dos vulneráveis, possui atribuição constitucional de garantir a efetividade de direitos e, para isso, é preciso conhecer as demandas dessa população. Isso só é possível através dessa aproximação que a DPE tem buscado com projetos sociais como esse", destacou Felipe Noya. Para a subcoordenadora, Bethânia Ferreira, a Semana da Diversidade e a Parada Gay representam mais que um momento de diversão e celebração da cultura. "É um momento para refletirmos sobre a discriminação e violência sofridas pela comunidade LGBT e assinalarmos a necessidade da conquista e efetivação de direitos iguais para todos", reforçou.