COMUNICAÇÃO

Defensora pública é homenageada com título de “Amigo do Conselheiro Tutelar”

02/12/2014 19:31 | Por

A Defensoria Pública da Bahia, através da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDICA), participou na última segunda-feira, 24, do V Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares da Bahia, realizado no auditório da UPB (União dos Prefeitos da Bahia) no Centro Administrativo da Bahia. Promovido pela Associação de Conselheiros Tutelares e ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), o evento foi realizado em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18.

Representando a especializada, a subcoordenadora Mariana Salgado Tourinho Rosa compôs a mesa de abertura do evento, além de apresentar o segundo painel do dia: "O Conselho Tutelar e sua Interface no Sistema de Garantia dos Direitos". Em sua fala, a defensora discorreu sobre a importância da atuação dos defensores públicos em parceria com os Conselheiros Tutelares, que constituem uma porta de entrada das denúncias das violações dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na oportunidade, a defensora relembrou ainda da realização do projeto "Dialogando com os Conselhos Tutelares", que possui como objetivo a discussão e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares e a criação de uma rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes verdadeiramente integrada.

O Projeto citado consistiu na realização de três seminários durante o período dezembro de 2013 a setembro de 2014, além de visitas aos Conselhos Tutelares nos meses de setembro a outubro de 2013 para o levantamento de demandas surgidas naqueles colegiados, bem como intervenções junto ao Poder Público.

À noite, no SESC Piatã, e também com a presença da defensora Gisele Aguiar Argolo, o evento homenageou a subcoordenadora Mariana Tourinho Rosa com o título "Amigo do Conselheiro Tutelar". Para ela, tal agraciamento representa o "reconhecimento dos Conselheiros em relação ao trabalho de todos os Defensores da Especializada que, nos últimos tempos vem se dedicando bastante ao trabalho em parceria e cooperação com os Conselhos Tutelares".