COMUNICAÇÃO

DPG da Bahia eleito presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais

29/05/2017 16:29 | Por

Diretoria do Condege passa a ser presidida pelo defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo

O Colégio Nacional do Defensores Públicos Gerais – Condege aclamou a nova diretoria em reunião do colegiado na sede da Defensoria Pública da União, em Brasília. À frente do Condege, como presidente, foi eleito o defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo. A diretoria está composta, ainda, pelos defensores públicos gerais do Rio de Janeiro, André Luis Machado de Castro (vice-presidente); e do Mato Grosso do Sul, Luciano Montalli ( secretário-geral), e pela defensora pública geral do Piauí, Francisca Hildegarda Leal Evangelista Nunes (secretária adjunta). A posse aconteceu na mesma reunião, que passou a ser conduzida pela nova diretoria.

O mandato da diretoria do Condege tem duração de um ano. Deixaram os cargos diretivos no colegiado os defensores públicos gerais Ricardo Batista Sousa, do Distrito Federal (presidente); Marcus Edson de Lima, de Rondônia (vice-presidente); Manoel Jerônimo, Pernambuco (secretário-geral) e Rafael Barbosa, do Amazonas ( secretário adjunto). O defensor-geral  da DPE/RJ , André Castro não pôde comparecer à eleição e posse da diretoria que integra.

” Este é um desafio e tenho certeza que poderei contar com o apoio de todos os defensores-gerais nas pautas que temos para o fortalecimento da Defensoria do Brasil”, disse Clériston Cavalcante de Macêdo em seu discurso de posse. Entre os desafios do Condege está a interlocução com governos estaduais e federal para implementação da emenda constitucional 80/2014.

Outros desafios da nova diretoria do Condege são a interlocução com  os poderes estaduais e federal, com as associações nacionais de defensores estaduais e federais, com os colégios de corregedores e ouvidores das Defensorias, o aprimoramento das comissões temáticas e elaboração de plano de trabalho para atuação no sistema prisional, bem como acompanhar as matérias de interesse da Defensoria Pública no Congresso Nacional e Tribunais Superiores, dentre outros.

CONDEGE

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege é  uma associação civil de âmbito nacional que tem por objetivo de funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das Defensorias Públicas estaduais e da União, promover e incentivar as práticas  administrativas e de gestão voltadas ao seu aperfeiçoamento institucional.

Participaram da reunião em Brasília, nesta segunda-feira, 29, os defensores gerais do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraiba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima, São Paulo, Tocantins ( também com subdefensora-geral), Defensoria Pública da União e associacões dos defensores públicos estaduais (Anadep) e federais (Anadep).