COMUNICAÇÃO

Itabuna – Oficina sobre o desenvolvimento sustentável da cidade conta com participação da Defensoria

09/06/2017 17:16 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

A Defensoria Pública integra a rede de apoio que vai propor estratégias para desenvolver a cidade nos próximos anos

 

O que pensar, esperar e propor para o desenvolvimento de Itabuna nos próximos 20 anos? Esta foi a grande questão abordada na primeira edição da Oficina de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, realizada na manhã do último dia 7 e que contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que tem a sede da sua 4ª Regional instalada na cidade.

 

Promovido pela organização não governamental Sul da Bahia em Ação, o evento foi realizado no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura – Unime e também contou com a presença do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, autoridades públicas, parlamentares e representantes de diversos órgãos e da sociedade civil. “Nosso objetivo é catalisar ações propositivas para o desenvolvimento sustentável da região Sul da Bahia, através da formação de ‘Redes de Apoio’ interinstitucional, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos”, explicou o coordenador da ONG, Élio Nascimento Filho.

 

Representando a Defensoria Pública no evento, o subcoordenador da 4ª Regional, Walter Fonseca, destacou a importância deste planejamento a longo prazo que visa, principalmente, atingir os anseios da comunidade, conforme suas reais necessidades.  “A participação da Defensoria Pública na ‘Rede de Apoio’ traduz o reconhecimento do trabalho que a Instituição vem desenvolvendo na região. Além disso, vamos contribuir para a formação de políticas públicas municipais que possam, de fato, melhorar a vida de cada cidadão”, destacou Walter Fonseca.

 

“A Defensoria Pública, por exemplo, foi convidada a compor esta Rede por ser uma instituição essencial e necessária no alcance dos nossos objetivos, pois lida, diretamente, com o segmento mais vulnerável da sociedade, o que qualifica o nosso debate e nossas ações”, acrescentou o conselheiro da ONG e advogado, Edimar Margotto Junior.

 

A programação do evento incluiu palestras sobre modelos de desenvolvimento sustentável, a modernização da gestão com o uso de processos digitais e cidades inteligentes e humanas. No final, os participantes iniciaram a construção do plano de trabalho para o desenvolvimento do município.