COMUNICAÇÃO

Defensoria cria força-tarefa para dar assistência às vítimas da tragédia de Mar Grande

24/08/2017 20:10 | Por Texto: Vanda Amorim DRT/PE 1339 com informações de Alessandra Lori / Fotos: Alessandra Lori

Articulação da Defensoria junto à Corregedoria do Tribunal de Justiça garantiu abertura à noite de cartório para emissão de Certidão de Óbito

Consternada e solidária à dor dos familiares das vítimas fatais e os sobreviventes do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24/08, com a embarcação Cavalo Marinho I, que faz a travessia Mar Grande/ Salvador, a Defensoria Pública do Estado da Bahia-DPE/BA organizou uma força-tarefa para oferecer a assistência necessária a estas pessoas. Equipes de Salvador e de Santo Antonio de Jesus já iniciaram hoje o levantamento das demandas que serão tratadas por um plantão especial nos próximos dias, de acordo com Nota Pública divulgada pela Instituição (ver no final do texto).

Em Salvador, após articulação da Defensoria a Corregedoria do Tribunal de Justiça autorizou que o Cartório de Brotas, em Salvador, fique aberto agora à noite (até 22 horas) para permitir que os familiares das vítimas fatais do acidente com o barco Cavalo Marinho I, em Mar Grande (Vera Cruz), que estão no IML – Instituto Médico Legal, possam receber a Certidão de Óbito e sepultar os seus mortos.

A intervenção foi feita pelo defensor público Gil Braga, que coordena a Especializada Cível e de Fazenda Pública, e pela defensora pública Mônica Aragão, que coordena a Especializada de Curadoria Especial. Os dois estiveram desde cedo em Salvador fazendo levantamento das demandas dos familiares e dos sobreviventes. Foram ao Terminal Marítimo e no Instituto Médico Legal, onde foram recebidos pelo diretor Mário Câmara.

O subcoordenador da 6ª Regional – Santo Antonio de jesus, defensor público Murilo Bahia, também esteve em contato com o diretor do IML e com a direção do Hospital Regional naquele Município. De acordo com informações obtidas por Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a Samu para dar apoio, desafogando o município de Vera Cruz no deslocamento dos sobreviventes e dos corpos das vítimas fatais.

 

NOTA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, consternada com a tragédia de Mar Grande que tirou a vida de dezenas de pessoas no acidente com a embarcação Cavalo Marinho I, solidariza-se com os familiares das vítimas fatais e com os sobreviventes.

A instituição informa que está organizando Plantão Especial para atendimento das demandas judiciais e extrajudiciais que se fazem necessárias após acidentes como este.  O Plantão ficará disponível por vários dias, respeitando a dor deste momento.

Uma equipe da Defensoria já está fazendo levantamento das demandas das pessoas atingidas por esta calamidade com o objetivo de minimizar os traumas e dramas sofridos pelas vítimas.

O Plantão da Defensoria para as vítimas desta fatalidade estará disponível em Salvador e em Mar Grande (Vera Cruz).

Em Salvador, o atendimento será na Casa de Acesso à Justiça I, rua Arquimedes Gonçalves, 271, Jardim Baiano, de segunda a sexta-feira. Os contatos poderão ser feitos pelos telefones (71) 3103-3676/3103-3671/3103-3650.

A Defensoria também reforçará o Plantão de Final de Semana, que funciona na rua Pedro Lessa, 123, Canela, aos sábados, domingos e feriados. Telefones (71) 3116 – 0511 e 9 9913-9108.

Contato será mantido pela Defensoria com a Prefeitura de Vera Cruz para organizar a ida da Unidade Móvel de Atendimento em breve, respeitando o período de luto dos familiares e o tempo e recuperação dos sobreviventes, que poderão resolver suas demandas relacionadas ao acidente com calma e de forma digna.