COMUNICAÇÃO

Casa das Famílias II é inaugurada no Jardim Baiano pela Defensoria

29/01/2018 17:20 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA - Fotos: Humberto Filho

Instituição ganhou mais uma unidade de atendimento

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inaugurou nesta segunda-feira, 29, a Casa da Defensoria das Famílias II, localizada na Rua Boulevard América, 14, Jardim Baiano. A inauguração concretizou mais um avanço da Instituição iniciado em junho de 2017 quando foi inaugurada a Casa da Defensoria das Famílias I.

“É no convívio familiar que aprendemos um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. É inegável que cada um carrega um histórico de experiências, aprendizados e lembranças que apresentarão reflexos por toda vida”, destacou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo. De acordo com ele, o objetivo é que a Instituição realize um trabalho de prevenção para que as ações judiciais na área diminuam através da mediação e conciliação.

“Nós, da Defensoria Pública da Bahia, sempre tivemos um sonho e, hoje, ele está sendo concretizado com a inauguração de mais uma unidade de atendimento, em que asseguraremos aos nossos assistidos e aos seus familiares, desde o atendimento inicial de família até o seu acompanhamento processual, seja da parte autora seja da parte ré, uma assistência adequada e qualificada”, disse a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, João Gavazza, considerou o momento vivido como singular, pois a estrutura do local proporcionará aos defensores públicos e defensoras públicas que atuam na Especializada de Família melhores condições de trabalho, além de um melhor acolhimento aos assistidos que buscam os serviços da DPE/BA.

Em sua fala, a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, fez questão de destacar a importância da Especializada de Família. “O trabalho feito pela Especializada faz com que uma agenda de direitos não se torne uma agenda criminal em um cenário de feminicídio tão brutal como o atual”, disse ela.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS – Carlos Martins, considerou a melhoria do atendimento da Defensoria nesta nova etapa: “Essa Casa tem o papel fundamental de fechar um ciclo do atendimento a Família. Porque a primeira Casa atende a parte autora e aqui é atendida a parte ré. Isso é importante para dar celeridade na justiça, para evitar os processos que se alongam já que é possível que aqui seja feita a conciliação”. Outro ponto destacado pelo gestor foi a acessibilidade do local que possibilita o acesso de pessoas com deficiência física.

Na cerimônia também estiveram presentes a corregedora adjunta da Defensoria, Larissa Guanaes; a coordenadora executiva das Defensorias Especializadas, Gianna Gerbasi; a secretaria estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, Cíveis, Fundações e Eleitorais – CAOCIFE, Maria de Fátima Silveira e a juíza auxiliar da presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, Doroteia Mota.