COMUNICAÇÃO

DPE/BA se reúne com delegado-geral da Polícia Civil para alinhar atuação no carnaval baiano

31/01/2018 17:33 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922

Encontro aconteceu na Secretaria de Segurança Pública, onde as duas instituições trataram sobre a otimização do trabalho nos plantões da festa popular

Dando continuidade às visitas institucionais a órgãos públicos para apresentar a sua atuação no Carnaval baiano, nesta quarta, 31, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniu-se na Secretaria de Segurança Pública com o chefe da Polícia Civil delegado-geral, Bernadino Brito Filho. A atitude faz parte de uma política de atuação colaborativa, para a manutenção de boas relações interinstitucionais durante o período da festa.

Conforme o subdefensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, a visita faz parte de uma política de atuação colaborativa para a melhor efetividade e qualidade dos serviços, e para a manutenção das boas relações interinstitucionais durante o período da festa popular. Na reunião, a defensora pública do coordenadora do Plantão do Carnaval, Firmiane Venâncio, explicou como será a estrutura da DPE/BA nas festividades e a atuação dos plantonistas.

A defensora também solicitou autorização, por ofício, para a fixação dos cartazes da Defensoria nas delegacias e nas centrais, a fim de manter a população informada sobre os plantões e onde recorrer aos serviços da instituição de acesso à Justiça. “Essa é uma atuação em rede que é mais uma vez fortalecida”, declarou Firmiane Venâncio acerca da reunião.

Também presente, a subcoordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal, Fabíola Pacheco, discutiu sobre a centralização do encaminhamento das ocorrências de prisões em flagrante delito para o gabinete da Defensoria no Núcleo de Prisão em Flagrante – NPF. Segundo ela, tendo apenas um local, o trabalho fica otimizado tanto para os delegados, quanto para defensores públicos.

De acordo com o delegado-geral, a Polícia Civil e a Defensoria Pública vêm fortalecendo os vínculos, já que ambos são aplicadores do Direito. “É um momento importante de nós alinharmos nossas ações, e essa visita faz com que as atividades de polícia e Defensoria Pública se encontrem de modo harmônico, para ter um resultado positivo para a sociedade no carnaval”, destacou Bernadino Brito Filho.

Na quinta-feira passada, 25, a DPE/BA realizou também visita institucional ao comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão, na sede do órgão, no Quartel dos Aflitos.

Este será o décimo primeiro plantão da Defensoria Pública no Carnaval de Salvador e acontecerá de 08 a 14 de fevereiro, iniciando na quinta-feira, às 15 horas e encerrando na quarta-feira de cinzas, também às 15 horas. De sexta-feira, 09, à terça-feira, 13, o plantão será das 15 às 21 horas, na sede da DPE no Canela.