COMUNICAÇÃO

Pedro Abramovay ministra palestra no Curso de Formação dos novos defensores públicos

26/02/2018 17:35 | Por Daniel Gramacho - DRT/BA - 3686 Texto e Tiago Lima Júnior Fotos

“O papel da Defensoria Pública no Sistema de Justiça Penal: Entre o clamor social por segurança pública e a garantia de direito”, foi o tema da palestra de encerramento da parte teórica do curso.

O advogado mestre em Direito Constitucional, Pedro Abramovay, ministrou hoje, 26, palestra de encerramento da parte teórica do Curso de Formação dos Defensores Públicos, com o tema: “O papel da Defensoria Pública no Sistema de Justiça Penal: Entre o clamor social por segurança pública e a garantia de direito”. A preleção contou com presença de parte da Administração Superior, dos subcoordenadores da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, da Associação dos Defensores Públicos, da Ouvidoria externa da DPE/BA e da sociedade civil.

Abramovay destacou a importância da Defensoria Pública em debates desta natureza. “A Defensoria hoje tem a possibilidade de fazer um enfrentamento de grande parte dos problemas que afetam as populações mais pobres, então meu intuito em vir aqui neste curso de formação é inspirar as pessoas a ver o papel da Defensoria, não mais como um cargo burocrático, mas como um cargo também político para enfrentar essas desigualdades tão perversas”, considerou Pedro Abramovay.

O subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, chamou atenção para o papel de cada defensor na construção da Defensoria Pública. “Vocês acabaram de entrar na carreira e vão ter o papel de vocês. Alguns podem ir trabalhar em cidades onde nunca houve defensor público, então a construção da imagem da Defensoria nessas cidades vai depender muito de vocês”, pontuou Rafson Ximenes.

A responsável pela organização do Curso de Formação e diretora da Esdep, Firmiane Venâncio, finalizou dizendo que, “dentro desse quadro de um curso preparatório que leva em consideração a visão crítica e autocrítica da Defensoria Pública, com os palestrantes que contribuíram conosco, fazendo sempre uma análise do nosso papel, da importância de termos uma posição contramajoritária dentro do sistema de justiça, então eu acho que todas as vezes que somos levados a resgatar esses valores a Defensoria se fortalece como um todo”.

A parte prática do curso de formação foi prorrogada por mais 30 dias.