COMUNICAÇÃO

Carnaval 2017 – DPE/BA participa de campanha da Câmara Municipal pela valorização da mulher

26/02/2017 15:20 | Por

A campanha “Salvador: Carnaval da Alegria, da Música e do Respeito à Mulher” foi lançada neste domingo no camarote da Câmara Municipal de Salvador

Na tarde deste domingo, 26, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do lançamento da campanha “Salvador: Carnaval da Alegria, da Música e do Respeito à Mulher”, realizado no camarote da Câmara Municipal de Salvador . O objetivo da campanha é reforçar a conscientização relativa ao respeito dos direitos da mulher e aumentar o número de denúncias dos casos de violência contra a mulher.

A defensora pública Cristina Ulm representou a Defensoria no lançamento. Para Cristina Ulm é importante a Defensoria Pública estar presente em eventos que tratem das questões afirmativas dos grupos vulneráveis e de violência à mulher. “É sempre importante estarmos nesses locais, juntamente com as outras instituições, Ministério Público, Tribunal de Justiça, secretarias estaduais e municipais para dar visibilidade deste tema que é tão importante para todos nós”, considerou Cristina Ulm, que na ocasião falou sobre a atuação da DPE em defesa das mulheres vítimas de violência.

A presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, Aladilce Souza disse que é importante que toda a Câmara esteja sintonizada com a campanha. É uma ação de conscientização e fiscalização. ” Além da violência, precisamos estar atentos também à execução de músicas que depreciam a imagem das mulheres e que não podem ser executadas por trios e bandas pagos pelo governo e pela prefeitura, conforme lei de 2012″, convocou a vereadora.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público, Márcia Teixeira, considerou importante que o sistema de Justiça inteiro esteve presente no lançamento dessa campanha. “Todos nos reunimos aqui hoje para reforçar a importância desta ação. Nós queremos esse engajamento da sociedade e da Câmara Municipal e esperamos o apoio no fortalecimento da legislação”, afirmou.

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Brito, destacou que a necessidade de ações como essa para fortalecer a rede de proteção à mulher.” As estatísticas mostram um crescimento dos números da violência, mas eu acredito que, na verdade, o que aumentou foi o número de denúncias com o empoderamento que a mulher ganhou nos últimos anos”, destacou.

A campanha tem como foco a conscientização dos foliões nos circuitos do Carnaval e inclui a distribuição de abanos, também conhecidos como ventarolas, que divulgam o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) e informam os locais do Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher.

Fonte: Com informações e fotos da Ascom da Câmara Municipal de Salvador