COMUNICAÇÃO

Workshop inicia planejamento para o Carnaval 2019

28/03/2018 16:00 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

Defensoria Pública da Bahia apresentou trabalho realizado no Carnaval deste ano

Com o objetivo de realizar uma ampla avaliação do emprego do Sistema de Segurança Pública durante o Carnaval 2018 e propor medidas que contribuam para o fortalecimento dos serviços a serem prestados em 2019 aconteceu nesta quarta-feira, 28, o II Workshop A Segurança Pública no período momesco. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do evento juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Transalvador, Superintendência de Inteligência, Departamento de Polícia Técnica, Guarda Municipal, CCR Metrô e Ministério Público.

“É preciso um olhar mais apurado para detectar falhas e melhorar cada vez mais o entrosamento das instituições envolvidas nessa grande operação, que é o carnaval”, disse o subsecretário da Secretária de Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira.  Durante a atividade, foram realizados painéis com duração de 15 minutos para que cada órgão pudesse expor o balanço das atividades, pontos positivos e dificuldades que tenham tido durante a folia de momo.

“A Defensoria Pública tem buscado ao longo dos últimos 10 anos aprimorar os seus serviços. A sede do Plantão funciona na Rua Pedro Lessa no Canela, mas se distribui em Unidade Móvel de Atendimento e atuação itinerante. Então, é importante uma oportunidade como essa de avaliarmos todo o investimento feito, não apenas em termos orçamentários, mas em termos da nossa força de trabalho para a realização de uma festa com o máximo de pacificidade e efetividade das forças de atuação”, destacou a coordenadora-geral do Plantão do Carnaval da DPE/BA, Firmiane Venâncio.

Em sua apresentação, o inspetor geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Alysson Carvalho, destacou o apoio dado pela Defensoria Pública da Bahia no que se refere ao ordenamento dos ambulantes nos circuitos da festa e no acolhimento das crianças em centros de convivência.

Para o presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador – Comcar, Pedro Costa, a iniciativa tem uma importância fundamental: “Só tenho elogios a fazer. Todo ano temos novas vertentes na festa então essa discussão com todos os atores envolvidos só tem a ajudar no fortalecimento do Carnaval”. O Workshop terá como produto final um relatório com encaminhamentos para o próximo Carnaval, devidamente aprovados pelos órgãos competentes.