COMUNICAÇÃO

MICARETA FEIRA 2018 – Defensoria destaca casos de saúde em última reunião de avaliação da folia

22/04/2018 17:48 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Reunião contou com a presença de diversos órgãos, que foram divididos em eixos de segurança, justiça, vistoria, saúde e trânsito

A Micareta de Feira de Santana termina hoje, 22, e o clima já é de balanço e avaliações entre os órgãos que atuaram durante os quatro dias de folia. Na manhã deste domingo, a Polícia Militar do Estado da Bahia – PMBA promoveu a última edição da “Reunião de avaliação da Micareta 2018” e, entre as instituições que apresentaram o seu balanço, estava a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que, pelo quarto ano consecutivo, monta um esquema especial de plantão para garantir os direitos dos cidadãos, que estão curtindo a festa ou não.

Durante o evento, a defensora pública Paloma Rebouças falou sobre a atuação da Defensoria, os horários e locais do plantão e o crescimento do número de demandas na área de saúde. “Detectamos uma diminuição no número de autos de prisão em flagrante, que é reflexo da diminuição dos índices de violência fornecidos pelas instituições responsáveis pela segurança pública que participam desta reunião, mas tivemos um aumento da demanda na área de saúde. Muitos pacientes estão aguardando regulação/transferências para unidades hospitalares e a Defensoria Pública já está realizando diligências para garantir o direito à saúde destas pessoas hipossuficientes”, explicou a defensora pública, que esteve presente na reunião com a também defensora pública Bárbara Mendes Mascarenhas.

Ainda de acordo com a defensora, após a atuação da Instituição, uma assistida conseguiu ser transferida da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – para o Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA. “Durante a visita, nossa equipe constatou que a transferência foi realizada. Ainda durante a nossa ação pelos hospitais e UPA’s também foram identificados quatro pacientes ainda aguardam para serem transferidos da UPA Feira de Santana para um hospital especializado, 42 pacientes esperam regulação para realizarem cirurgia ortopédica em unidade hospitalar e detectamos cerca de 80 pedidos de regulação foram negados pelo HGCA por falta de leito ou por não oferecer o tratamento necessário ao paciente”, acrescentou a defensora pública Paloma Rebouças.

Eixos

A “Reunião de avaliação da Micareta 2018” contou com a presença de diversos órgãos, que foram divididos em eixos de segurança, justiça, vistoria, saúde e trânsito. Durante as apresentações, a constatação foi unânime: os índices de violência e de registros de ocorrências foi menor em relação ao ano passado.

“Chegamos ao último dia da Micareta e temos que comemorar. Os números estão positivamente expressivos, tivemos uma redução no número de ocorrências e todos nós fizemos um trabalho em conjunto, no qual pudemos contar um com o outro”, ressaltou o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar/Feira de Santana, José Alberto Souza e Silva Junior.

Plantão da Defensoria

Neste domingo, o Plantão da Defensoria segue até às 21h, na sede da Instituição, localizada na Rua Germiniano Costa, nº 212, no centro, e também na Unidade Móvel de Atendimento, que está estacionada próximo ao circuito Maneca Ferreira, na Avenida Juracy Magalhães Junior, também no centro, ao lado do Colégio Estadual de Feira de Santana.