COMUNICAÇÃO

Defensoria inicia XVIII curso de preparação à carreira de defensor público

04/05/2018 11:47 | Por

Quatro novos defensores deram início a mais um curso de preparação

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA deu início ao XVIII Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, na manhã desta quinta-feira, 3. A abertura foi realizada na Sala do Conselho Superior. O curso conta com nove semanas de aulas teóricas e atividades práticas, no primeiro ano, com o objetivo de preparar os recém-empossados para atuarem na área que for necessária, dando uma visão panorâmica da Instituição e ao mesmo tempo transferindo conhecimentos que serão necessários para atuar nas comarcas para onde forem designados. No segundo ano, os encontros passam a ser semestrais e a partir do terceiro ano o encontro será anual.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep, Firmiane Venâncio, comentou sobre o curso: “É um curso de preparação à carreira, previsto na nossa lei, que determina que os defensores públicos ingressando na carreira devam se submeter a um curso preparatório de no mínimo 80 horas/aulas”.

Este curso é regulamentado pelo Conselho Superior e pela Corregedoria da Defensoria, com alguns requisitos a serem obedecidos, como por exemplo, as nove semanas iniciais de atividades teóricas e práticas, por ser um momento de aclimatação para ambientar os defensores públicos que ingressaram na carreira, fazendo com que eles conheçam as áreas de atuação da Defensoria Pública e tenham essa imersão para começar a desenvolver suas atividades como Defensores Públicos de todas as áreas.

Firmiane Venâncio ainda ressaltou que não é um período tão longo e ainda dá a possibilidade para que tenham um conhecimento teórico e sigam com a prática em cada área especializada da Defensoria com mais tempo, conhecendo os colegas que são referências em determinadas áreas e criando também uma aproximação, afim de que possam tirar as dúvidas quando precisarem acerca de alguma situação e conhecer e replicar os projetos que já existem na Defensoria Pública nas comarcas que forem remanejados.

Ainda durante a apresentação do plano do curso, estavam presentes a coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Gianna Gerbasi; a coordenadora das Regionais, Soraia Ramos; a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis; a corregedora adjunta, Larissa Guanaes; e o defensor público Igor Raphael.

Irão participar do curso as defensoras públicas Clarissa Verena Lima, Manuela de Santana Passos, Rachel Desiree de Barros e Silva Moura, além do defensor público Jeanderson Paim Bonfim.