COMUNICAÇÃO

ILHÉUS – Defensoria Pública do Estado se reúne com representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

21/06/2018 14:14 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Luciana Costa - DRT/BA 4091

Na reunião, foram abordados os resultados obtidos pelo “Projeto Adolescente na Medida”

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, se reuniu nesta quarta-feira, 20, com representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social –  CREAS, para apresentação dos resultados obtidos pelo “Projeto Adolescente na Medida”.

Com autoria da defensora pública Maria Carmem Novaes, o projeto, que tem o objetivo de garantir a inclusão social dos adolescentes encaminhados à cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade – PSC, apresentou uma excelente porcentagem de cumprimento integral.

Após a análise de um grupo de 87 adolescentes encaminhados para a Defensoria entre os anos de 2012 a 2016, menos de 10% descumpriram a medida de PSC e 14% concluiu a escolaridade pretendida, ingressando na DPE para realizar estágio remunerado de nível médio, prosseguindo por mais tempo na formação educacional.

“Ao trazer os adolescentes em conflito com lei para cumprirem medidas dentro da Instituição, a Defensoria Pública assume o compromisso de diminuir a vulnerabilização destes jovens”, destacou a defensora pública Julia Baranski.

Na ocasião, também foram iniciadas as tratativas para fins de firmar o termo de parceria entre a 3ª Regional – Ilhéus e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município visando que adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade o façam na DPE.

Participaram da reunião a subcoordenadora da 3ª Regional – Ilhéus, Cristiane Nogueira; a assistente social da Defensoria, Márcia Pithon; a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Iraildes Belmonte; a coordenadora do CREAS em Medidas Socioeducativas, Jocimara Silva Borges e as representantes do CREAS em Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, Ana Luísa Oliveira da Silva e Margarete de Souza.