COMUNICAÇÃO

JEQUIÉ – DPE/BA é homenageada em reinauguração da Central de Intérpretes de Libras

01/08/2018 16:52 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666

A CILJE foi criada para garantir atendimento de qualidade por meio de serviços de tradução e interpretação às pessoas com deficiência auditiva

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi homenageada pelo trabalho desenvolvido com a comunicação em Libras, durante a reinauguração da Central de Intérpretes de Libras de Jequié – CILJE, nesta terça-feira, 31, na cidade de Jequié, no interior do estado.

A defensora pública Itanna Assis de Souza Pelegrini, que participou do evento, comentou que é uma satisfação presenciar a conquista das pessoas com deficiência auditiva, que hoje podem contar com a CILJE, bem estruturada em Jequié. “Obrigada por essa linda homenagem, a Defensoria está de portas abertas e podem contar sempre conosco”, finalizou a defensora pública.

O atual prefeito de Jequié, Sérgio Suzarte, popularmente conhecido como Sérgio da Gameleira, elogiou o trabalho exercido pelo Instituição e disse que este apoio facilita também o acesso destas pessoas aos serviços públicos e privados.

Central de Intérpretes

A Central de Intérpretes de Libras de Jequié é a primeira do interior da Bahia e foi um espaço criado para garantir atendimento de qualidade por meio de serviços de tradução e de interpretação às pessoas com deficiência auditiva. Os usuários aprendem a Língua Brasileira de Sinais – Libras e também têm aulas de Português, além de praticarem atividades físicas.

Durante o dia, são oferecidas refeições aos usuários e são disponibilizados cursos gratuitos de Libras para a comunidade. Todas essas ações, resultantes da política pública de inclusão desenvolvida em Jequié, buscam minimizar os problemas de natureza pessoal, familiar ou profissional que a deficiência auditiva pode causar. Isto tudo facilita a integração e a comunicação entre eles e entre as pessoas sem deficiência.