COMUNICAÇÃO

Defensoria pública da Bahia participa de mutirão do Pacto Pela Vida no Bairro da Paz

30/05/2015 19:47 | Por

Orientação jurídica sobre diversas áreas foi oferecida pela equipe da DPE/BA

Os moradores do bairro da Paz, em Salvador, puderam tirar suas dúvidas sobre os seus direitos junto à equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, durante o mutirão promovido pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social com as instituições e órgãos integrantes do Programa Pacto Pela Vida. Na atividade, que aconteceu das 8 horas às 14 horas desse sábado, os defensores públicos deram orientação sobre questões da área de Família, Cível e Fazenda Pública, entre outras. O secretário de Justiça, Geraldo Reis, visitou o espaço ocupado pela Defensoria e agradeceu a participação da instituição na atividade.

Segundo a defensora pública Walmary Pimentel, que coordenou os trabalhos da Defensoria no mutirão, todas as pessoas atendidas foram encaminhadas para unidades da Defensoria para dar continuidade ao atendimento. Algumas delas, cujas demandas não podem ser resolvidas pela Defensoria estadual, foram encaminhadas para a Defensoria Pública da União – DPU. Em sua opinião, a interação com outros órgãos que tem ações de transversalidade com a DPE/BA também foi importante na atividade.

A equipe de apoio da instituição distribuiu cartilhas e folhetos informativos sobre os serviços prestados pela Defensoria. O material também foi solicitado por representantes de outras instituições, como a capitã PM Hândria Inandir, subcomandante da Ronda Maria da Penha, e Sidney Argolo, morador do bairro da Paz e membro do Conselho Estadual da Juventude.

Dona Nilza Oliveira da Anunciação, 61 anos, foi uma das moradoras atendidas pelos defensores públicos. "O atendimento foi ótimo, não tenho o que reclamar", disse ela, que buscou orientação sobre aposentadoria, benefício que vem tentando conseguir desde que teve um acidente de automóvel. Pessoas que estavam trabalhando no mutirão também aproveitaram para buscar orientação jurídica da Defensoria.

Participaram também do mutirão no bairro da Paz o defensor Pedro Bahia e as defensoras Soraia Ramos Lima e Paula Nunes, além de sete servidores.