COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de ação social com a CUFA em Feira de Santana

01/09/2015 15:25 | Por Cláudio Jansen - Estagiário
A parceria teve como finalidade divulgar os serviços oferecidos pela Instituição nas comunidades

A Defensoria Pública do Estado – DPE/BA realizou na última sexta-feira (28), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), uma ação social no bairro George Américo, em Feira de Santana. A atividade, desenvolvida através da 1ª Regional da DPE, teve como objetivo prestar orientação jurídica, além de divulgação e disseminação do papel da Defensoria para a comunidade e lideranças locais.

Ainda contemplando a comunidade do bairro, a subcoordenação da 1ª Defensoria Pública Regional definiu com o Comando da Polícia Militar um cronograma de atividades para efetivação do Projeto Defensoria Cidadã Itinerante, objeto do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Defensoria Pública e a Secretária de Segurança Pública. Foi definido que a ação ocorrerá nos dias 09 e 23 do mês de outubro, na Base Comunitária do respectivo bairro, compreendendo quatro áreas temáticas – direitos humanos, direito de família, violência doméstica e outra temática a ser definida pela comunidade – além de amplo atendimento e orientação jurídica.

Para o subcoordenador da 1ª Defensoria Pública Regional, defensor público Marcelo Rocha, a participação da Defensoria Pública em eventos como este é fundamental para estreitar, cada vez mais, os laços entre a instituição e a sociedade. "Essas ações consolidam a essencialidade e a importância decisiva da DPE para a efetivação de direitos e busca de mecanismos efetivos de transformação social daqueles que gravitam na base da pirâmide social", declarou o subcoordenador.

A ação no bairro George Américo foi a primeira de muitas outras que serão realizadas pela Defensoria Pública em Feira de Santana com a parceria da CUFA, que sempre prioriza os bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), buscando compreender o mapeamento de criminalidade divulgados pelas autoridades de segurança pública.