COMUNICAÇÃO

Transmissão online da sessão Conselho Superior da Defensoria Pública é testada pela primeira vez

01/09/2015 19:43 | Por Daniel Gramacho DRT-BA: 3686

O teste foi realizado durante a sessão de confirmação dos defensores públicos

Pela primeira vez, em caráter de teste, a sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública foi transmitida online para alguns defensores públicos que estavam sendo avaliados e confirmados na carreira. A estimativa é que o sistema seja implantado na próxima sessão do Conselho Superior, agendada para o dia 14 deste mês, ocasião na qual todos os defensores públicos poderão ter acesso à transmissão através de login no webmail da instituição. As sessões serão restritas ao público interno da Defensoria.

Para o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, a iniciativa faz parte da proposta dele na gestão da instituição e também contempla o princípio constitucional da publicidade, insculpido no artigo 37 caput da Constituição Federal. Ele considera que esta ferramenta vai facilitar o acompanhamento destas sessões pelos defensores públicos que moram no interior. "Temos ainda dificuldades técnicas com relação à velocidade da internet, o que gera um delay nas falas, mas a tendência é que sejam aprimoradas com o passar do tempo e a utilização da ferramenta, mas sem dúvidas é uma grande conquista institucional ", pontuou o defensor-geral.

A conselheira Hélia Barbosa destacou que a iniciativa da transmissão online deve ser louvada por todos os defensores públicos, "porque é o resultado de uma gestão que se inicia democrática, transmitindo os atos e todo o trabalho que está sendo desenvolvido e as conquistas que estão sendo buscadas". A conselheira disse ainda que é importante a classe acompanhar o debate, o posicionamento daqueles que foram eleitos conselheiros legitimamente, para questionar, orientar e acrescentar pontos de vista diferentes daqueles que às vezes são apresentados.

Os conselheiros, de modo geral, aceitaram com satisfação a inovação da transmissão online. A conselheira, Cynara Peixoto, avalia que este é um instrumento que há algum tempo os defensores públicos já almejavam. "Vai ser de grande valia os defensores acompanharem as sessões e entenderem os julgamentos que pelo Conselho Superior vão passar e o posicionamento de cada conselheiro", concluiu a conselheira.

De acordo com a analista de sistema pleno Daniele Souza, da Coordenação de Modernização e Informática da Defensoria, a versão utilizada na sessão dessa terça-feira, 1/9, é a Beta, ou seja, a versão de teste. Quando a transmissão definitiva for viabilizada via internet, o acesso acontecerá mediante uma solicitação prévia, que por sua vez autorizará o defensor público a assistir à sessão.