COMUNICAÇÃO

Salinas da Margarida – Defensoria faz aberturas de exames de DNA no município

08/09/2015 14:35 | Por ASCOM
O projeto DNA Itinerante tem ajudado regiões que não têm acesso aos serviços da Instituição

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou a abertura de 18 exames de DNA coletados gratuitamente pelo projeto DNA Itinerante, no dia 04 de setembro, em Salinas da Margarida, a 270km de Salvador. Em junho, a equipe da 6ª Regional da Instituição, em Santo Antônio de Jesus, foi até o município para a coleta do material genético.

De acordo com o subcoordenador da 6ª Regional, Marcio Marcilio, as aberturas dos exames foram de extrema relevância na vida de vários assistidos, inclusive na vida do senhor Antônio Roberto da Conceição que, com um semblante de frustração, afirmou estar triste com o resultado, pois queria que a menor, L.A.S., fosse sua filha biológica.

Além disso, o assistido garantiu que manterá a relação amistosa e afetiva já existente. Antônio aproveitou a oportunidade também para agradecer a iniciativa da Defensoria, que possibilitou a resolução de questões familiares do município, onde não há defensor público.

Para o subcoordenador, Marcio Marcilio, o projeto de DNA Itinerante vem obtendo um grande sucesso na região. "Trata-se de uma oportunidade preciosa, uma vez que oportuniza aos moradores das cidades onde ainda não há uma unidade ativa da Defensoria Pública superar uma eventual dúvida e, com isso, exercer uma paternidade responsável e feliz", observou o defensor público ao colocar a 6ª Regional como um instrumento para projetos desta natureza.

DNA ITINERANTE

A atividade faz parte da Ação Cidadã – Sou Pai Responsável da DPE/BA e realiza exames gratuitos de DNA para locais onde não há defensores públicos, a exemplo do município de Salinas da Margarida. Para a realização do exame, é necessária a presença da mãe, do filho e do suposto pai, munidos de certidão de nascimento, identidade, CPF e comprovante de residência das partes. O exame de DNA oferecido gratuitamente pela Defensoria Pública é feito através da coleta da saliva da mucosa bucal, de forma rápida, simples e indolor. A precisão do resultado pode chegar a mais de 99,99%.