COMUNICAÇÃO

Novos defensores públicos são designados para o interior da Bahia

15/10/2015 16:04 | Por Luana Rios DRT 4867/BA
Portaria com designações dos novos membros será publicada nesta sexta-feira, 16

Amargosa, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Irecê, Guanambi, Paulo Afonso, Serrinha e Valença são os municípios que receberão os novos defensores públicos da Bahia, que tomaram posse em junho passado e estavam fazendo o curso de formação para a carreira defensorial. Nessa quinta-feira, 15, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, reuniu-se com os novos membros da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para conversar sobre as comarcas no interior do Estado onde eles passarão a atender aos cidadãos. A Portaria será publicada nesta sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado.

Ao relembrar a trajetória de luta para nomeação dos novos defensores públicos, aprovados no concurso de 2010, o defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, disse ter certeza que "essa posse foi um divisor de águas para a instituição e vai legitimar os novos colegas que entrarão na Defensoria". O subdefensor público geral, Rafson Ximenes, também recordou o longo processo para conseguir as nomeações dos membros e falou sobre o atual momento da DPE. "A Defensoria baiana é uma instituição que está crescendo e se firmando. Cada defensor público deve ter consciência dessa questão histórica", pontuou.

EXPECTATIVAS

Das nove cidades do interior da Bahia, cinco não contavam com defensores públicos. São elas Barreiras, Brumado, Irecê, Eunápolis e Amargosa, município este onde ficará o defensor público Igor Raphael Santos. "É um desafio ser a Defensoria Pública na comarca, mas mais que um desafio será uma satisfação apresentar a instituição para os cidadãos", afirmou.

Para a nova defensora pública Ana Carolina de Oliveira, que atuará na comarca de Valença, as expectativas são muito boas para iniciar o trabalho no local. "Levar a Defensoria para o interior é um processo importante que está acontecendo nesse momento e vai engrandecer a instituição", comemorou.

Já o defensor público Fábio Martinez Bulhões, designado para a comarca de Paulo Afonso, se sente mais preparado após passar pelo XIV Curso Preparatório para Carreira de Defensor Público da Bahia. "O período em que estivemos no curso nos deu uma excelente base não só teórica e prática, mas também uma formação humana como defensor público", considerou ele ao afirmar que está ansioso para começar a atuação no município.

Por ordem alfabética, os novos defensores públicos são: Ana Carolina de Oliveira Viana de Castro, Ananda de Hélia Benevides, Fábio Gonçalves Fonseca, Fábio Martinez Bulhões, Flávia de Menezes Teles, Françoise Frazão Cailleaux, Henrique da Costa Sennem Bandeira, Igor Raphael de Novaes Santos, Luciana Andrade Freire, Luciano Trindade Rocha, Mércia Patrocínio dos Santos, Rodolfo Marques Barbiere e Valéria Teixeira Souza.

Veja aqui Portarias com designações no Diário Oficial da Bahia do dia 16 de outubro de 2015