COMUNICAÇÃO

Participantes de capacitação da Ronda Maria da Penha recebem certificados

04/11/2015 16:17 | Por Dilson Ventura - Estagiário

Integrante do Grupo Gestor da Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública participou da entrega dos certificados a policiais

57 certificados foram entregues a policiais civis e militares que participaram do curso de qualificação da Ronda Maria da Penha – RMP durante cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 3. Integrante do Grupo Gestor da Ronda Maria da Penha, a Defensoria Pública do Estado da Bahia DPE-BA esteve presente, representada pela subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues. "Para nós da Defensoria é muito importante saber que esse tipo de capacitação vem sendo realizada. Sabemos que precisamos avançar muito ainda na defesa da mulher em situação de violência, mas ver vocês, policiais, sendo capacitados para um atendimento às mulheres nessa situação é uma garantia de que nós estamos progredindo nesse processo. Parabenizo a todos!", destacou Rodrigues aos presentes.

O curso é fruto de uma parceria do Comitê de Governança – Grupo Gestor da Ronda Maria da Penha e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). As oficinas trabalharam com temas como: igualdade de gênero, direitos humanos das mulheres, dimensão racial, relações interpessoais dentre outros. Além de instruir tecnicamente como os policiais devem atender as mulheres em situação de violência. Em setembro desse ano, a DPE ministrou palestra ao grupo com o tema "violência doméstica contra a mulher"."Nós reduzimos e muito o número de retomadas por parte de quase 150 mulheres que nós acompanhamos nesse projeto piloto.

"Estamos ampliando a ronda, a partir do mês de novembro, para pegar toda a cidade de Salvador através das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs) de Periperi e de Brotas. Estamos tendo 100% de retenção do retorno do agressor nos casos de mulheres com medida protetiva que são encaminhadas para nós", informou a Comandante Capitã Denice Santiago, representante do comitê da Ronda Maria da Penha.

Implantada em março desse ano, a Ronda Maria da Penha conta atualmente com 27 policiais (entre homens e mulheres), e duas viaturas. No entanto, o desafio é fazer chegar o serviço de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência em todos os bairros de Salvador, a partir da ampliação do efetivo e dos veículos que atuam no programa.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

Mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar ou tenham sofrido ameaça podem procurar a assistência jurídica da Defensoria Pública, através do Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM. A unidade está localizada na Avenida Ulisses Guimarães, nº 3.386, Edf. MultiCab Empresarial, Sussuarana. De acordo com Eva Rodrigues, a DPE dispõe de psicóloga e assistente social para atender mulheres em situação de violência. Além disso, juridicamente a DPE/BA ainda pode entrar com medidas protetivas previstas na Leia Maria da Penha.