COMUNICAÇÃO

Defensoria participa do lançamento do Novembro Negro e Década Afrodescendente no MAB

06/11/2015 17:04 | Por Dilson Ventura - estagiário (texto e foto)
Instituição tem dedicado atenção na defesa dos direitos humanos

Nesta sexta-feira, 06, no Museu de Arte da Bahia – MAB, a Defensoria Pública do Estado da Bahia- DPE-BA participou da cerimônia de abertura do lançamento do "Novembro Negro" e da Campanha "Década Afrodescendente" promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi. A defensora pública Fabiana Almeida que atua na Especializada de Direitos Humanos, representou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo no evento.

"A sociedade de modo geral é ainda racista e eventos como esse, que empodera os negros, combate, discute sobre o racismo e discriminação tem a atenção da Defensoria Pública. Eu como defensora pública dos Direitos Humanos reconheço que existe um genocídio dos jovens negros por conta da guerra às drogas e entendo que a civilização soteropolitana ainda tem muitos resquícios da sociedade escravagista e deve fortalecer cada vez mais essas reuniões de resistência das pessoas negras, lutando junto", afirmou Fabiana Almeida.

O evento apresentou as ações governamentais para o Novembro Negro. Segundo a secretária da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, vários atos foram feitos, dentre eles a assinatura de termo de cooperação voltado para povos e comunidades tradicionais firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e outros representantes, a abertura das exposições "Faces" e a "Memórias de resistências Negras", respectivamente dos fotógrafos Álvaro Villela e Lázaro Roberto, e o Sarau do Bando de Teatro Olodum".

Participaram do evento também diversos representantes do movimento negro, personalidades, autoridades, entre elas, os secretários estaduais Geraldo Reis (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social) e Jorge Portugal (Cultura).

DIREITOS HUMANOS NA DEFENSORIA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, através da Especializada de Direitos Humanos, busca assegurar os direitos dos cidadãos que enfrentem situação de racismo, assim como outras violações de direitos. O atendimento em Direitos Humanos acontece no Edifício MultiCab Empresarial, 3° andar, situado no início do bairro de Sussuarana (final do CAB). Para as pessoas em situação de rua, o atendimento é realizado pela Equipe Pop Rua, na Rua Pedro Lessa, Canela.