COMUNICAÇÃO

Segunda etapa do “Aulão do ENEM” é ministrada para socioeducandos

19/11/2015 19:17 | Por Luciana Costa DRT 4091/BA (Texto e foto)
A iniciativa, uma parceria da DPE, Colégio Antônio Vieira e FUNDAC, visa reforçar a preparação dos jovens

Dando continuidade a segunda edição do Aulão do ENEM, nesta quarta-feira, 18, foram ministradas aulas de Geografia, Atualidades e Química para os socioeducandos que realizarão as provas nos dias 1º e 2 de dezembro. Hoje, 19, serão oferecidas aulas de Redação, Português, Biologia, Espanhol e Física. A iniciativa, uma parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Colégio Antônio Vieira e Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, visa reforçar a preparação dos jovens privados de liberdade, internos em unidades da instituição.

"Estamos dando continuidade ao aprendizado e ao reforço das competências que esses jovens irão desenvolver no Enem. É importante essa revisão em datas mais próximas do dia do Exame porque o conteúdo fica mais recente na memória deles. A segunda etapa complementa as aulas dos dias 30 de setembro e 1 de outubro", disse a subcoordenadora da Especializada da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes.

Para a assistente social da Case Camaçari, Solange Vieira, o projeto é de grande relevância porque desenvolve a autoestima no processo de ressocialização dos socioeducandos, que muitas vezes verbalizam o anseio de ingressar em um curso superior. Segundo Vieira, outro ponto que a iniciativa contribui é a desmistificação da imagem que os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas têm de estarem com o futuro perdido.

"O país passa por um momento difícil, de crise econômica e política, porém precisamos assegurar um melhor posicionamento para cada um de nós dentro da sociedade. Eu acredito que esses jovens são capazes de viver com novas perspectivas. Agradecemos a parceria que estabelecemos com a Defensoria Pública da Bahia, ao professor Gilton Carmo que conduz a formação do grupo de professores que desenvolvem a atividade e a direção do Colégio Antônio Vieira", declarou a coordenadora de Educação da Fundac, Mercedes Agrícola.

EXPECTATIVA DE UM FUTURO MELHOR

O jovem W.R.S, tem um sonho. Ele aspira ingressar em uma faculdade, mais precisamente no curso de História. Em prol da realização desse sonho, ele está focado nos estudos e conta que a iniciativa serviu como diferencial na preparação para as provas. "Estou empolgado com essa oportunidade e estou fazendo de tudo para aproveitar o máximo", contou o socioeducando.
A socioeducanda G.L.L, tem habilidades teatrais e a pretensão de cursar Artes Cênicas. "Sei que sou capaz de transformar meu futuro", disse a garota.

A partir do dia 4 de dezembro, uma equipe capacitada irá aplicar testes vocacionais nos socieducandos inscritos no Enem. Essa atividade é uma parceria da Defensoria Pública com a Unifacs, através do departamento de Psicologia.

Leia mais: "Aulão do ENEM" para socioeducandos é promovido pela Defensoria Pública