COMUNICAÇÃO

IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta quinta-feira

03/12/2015 17:16 | Por CAMILA MOREIRA DRT 3776/BA
Encontro acontece nos dias 2,3 e 4 de dezembro em Salvador

Começa oficialmente nesta quinta-feira, a partir das 17h, no Hotel Fiesta, a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE). Integrante do Conselho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, representada pela defensora pública Cláudia Ferraz, da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, participou da comissão organizadora do evento e comentou a realização da conferência. “Esse encontro é importante por tirar da invisibilidade pessoas com deficiência, e por levar para a conferência nacional várias sugestões de diretrizes que servirão para nortear as políticas públicas voltadas a esse grupo”, pontuou.

Instituído pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o 3 de dezembro serve para que o debate e reflexão sobre a situação das pessoas com deficiência no mundo sejam estimulados. Segundo o IBGE, a Bahia possui 3.558.895 (três milhões, quinhentas e cinquenta e oito mil e oitocentas e noventa e cinco) pessoas com deficiência no Estado, o que corresponde a 23,4% da população baiana (Censo, 2010).

No próximo dia 14, a Defensoria baiana vai promover encontro com pais, mães, familiares, professores e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência. A iniciativa da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Dedica pretende oferecer esclarecimentos sobre direitos nas áreas de saúde, educação, acessibilidade, etc. A defensora pública Cláudia Ferraz será uma das convidadas a falarem sobre o tema, além das defensoras públicas Paula Pereira, do Núcleo de Saúde da Especializada Cível, Gisele Aguiar e Laíssa Araújo, da Especializada da Criança e Adolescente.

Leia também: DPE vai realizar encontro para discutir direitos de crianças e adolescentes com deficiência