COMUNICAÇÃO

Paulo Afonso – DPE realiza reunião com secretario municipal para discutir políticas de saúde

14/12/2015 16:13 | Por Claudio Jansen - Estagiário
Falta de insulina basal e proliferação do mosquito da Dengue foram alguns dos pontos críticos identificados

A Defensoria Pública Estadual da Bahia, realizou na sexta-feira, 11, em Paulo Afonso, reunião com o secretário de Saúde do município, Alexey Vinicius da Silva, para buscar soluções administrativas antes da judicialização de ações de saúde. A DPE/BA também foi colocada a par da situação em que se encontra a questão da saúde no município e seus principais programas de atuação prestados na saúde básica e também na eletiva, colocando a Secretaria à disposição da Defensoria Pública.

Um aspecto bastante preocupante repassado pelo secretário ao defensor público José Raimundo Passos foi o problema da distribuição da insulina basal para pacientes diabéticos, que estaria acontecendo não apenas em Paulo Afonso, mas em toda a Bahia. Segundo Alexey Silva, os estoques estão baixos e o Estado, responsável pela sua aquisição e distribuição, não promoveu licitação para aquisição, o que proporciona consideráveis problemas para os cidadãos portadores de diabetes.

O defensor público José Raimundo salientou que, como é grave a situação e como o problema é a nível estadual, a Defensoria Pública se empenhará para buscar solução para o problema, que tem causado prejuízo para a população carente. Para isso, estudará a possibilidade de ajuizamento de ação coletiva juntamente com o Núcleo de Saúde da Especializada Cível e Fazenda Pública, em Salvador.

Outra situação crítica repassada por Alexey Vinicius da Silva foi referente à proliferação do mosquito Aedes aegypti, conhecido como mosquito da Dengue, também transmissor do Zika vírus e Chikungunya, especialmente por causa dos bebês com microencefalia e dos casos registrados em Paulo Afonso. O secretário destacou a situação da comerciante Suzana Bertolucci que teve recentemente bebê com microencefalia e que ganhou destaque no Jornal Folha de São Paulo.

O secretário informou, ainda, que o Governo Federal deixou de distribuir para as prefeituras o inseticida popularmente conhecido como "pozinho do mosquito". E, neste sentido, solicitou também o apoio da Defensoria Pública para divulgar aos meios de comunicação medidas para o combate ao mosquito da dengue.