COMUNICAÇÃO

Carnaval 2016 – Defensoria realiza reunião para orientar os servidores durante o plantão do Carnaval

22/01/2016 21:14 | Por Cláudio Jansen - Estagiário
O objetivo é garantir o atendimento aos assistidos durante o Carnaval

A Defensoria Pública Estadual da Bahia realizou uma reunião nesta sexta-feira, 22, para preparar os servidores para o plantão do Carnaval 2016, que acontecerá de 4 a 10 de fevereiro. Os atendimentos funcionarão fixos no Canela, das 9h às 21h. A diretora da Escola Superior da DPE/BA, defensora pública Firmiane Venâncio, e a coordenadora executiva das Defensorias Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, mediaram a reunião e passaram as orientações necessárias para os atendimentos durante o período.

O objetivo do plantão é garantir o atendimento aos assistidos durante o Carnaval. A Instituição prestará atendimentos nas áreas do Crime e Execução Penal, Infância e Juventude, Cível e Fazenda Pública, Direito do Consumidor e Direitos Humanos. Aos servidores, foi apresentado o SIGAD, que já é utilizado no dia a dia dos defensores, e que foi adaptado para o trabalho do Carnaval.

“Estamos tentando otimizar o plantão da DPE. Diminuímos a equipe, mas distribuímos um pouco mais as tarefas entre os servidores que vão atuar durante o Carnaval. O diferencial deste ano é a atuação da Defensoria na DEAM – Delegacia Especial de Atenção à Mulher – DEAM de Brotas, numa atuação conjunta com a Ronda Maria da Penha e com o Plantão 24 horas que a DEAM vai proporcionar durante a festa esse ano. Já fizemos esse contato e terá um espaço no local para a Defensoria Pública lá e esperamos conseguir proporcionar a atenção jurídica a essas mulheres no período”, pontuou Venâncio, que está pelo terceiro ano na coordenação geral do plantão da DPE no Carnaval.

Ainda de acordo com a defensora, a DPE objetiva, durante o período carnavalesco, intensificar a divulgação do plantão da instituição no Carnaval, distribuindo equipes que estão dialogando com diversos setores na área de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s, hospitais da rede pública de Salvador, postos de saúde, além de todos os postos integrados da Polícia Militar, Polícia Civil e delegacias, e demais instituições que irão funcionar durante o Carnaval. “A equipe pretende não só fixar os cartazes, mas conscientizar as pessoas que a DPE está funcionando também durante todo o Carnaval. Buscar sempre aprender com as críticas e sugestões dos anos anteriores e tentando aprimorar e buscar novos parceiros”, pontuou Firmiane Venâncio.

Além do atendimento no Canela (Rua Pedro Lessa nº 123), a Defensoria terá atendimentos em postos fixos nos seguintes bairros:

– DEAM de Brotas, das 9h às 17h;

– Sede do Plantão Judiciário, em Nazaré, das 9h às 21h;

– Comitê Local de Proteção a Crianças e Adolescentes em grandes eventos, no PROCON da Avenida Carlos Gomes, das 9h às 17h;

– Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, Bonocô, das 9h às 17h.