COMUNICAÇÃO

Aula magna marcará a abertura do Grupo de Estudos Acolher

25/01/2016 20:51 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA
O grupo de estudos integra o Projeto Acolher da Curadoria Especial

Com o tema A pesquisa e a prática com crianças e adolescentes em situação de rua: passado, presente e futuro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, através da Curadoria Especial, promoverá aula magna ministrada pela psicóloga Juliana Prates, dando início a uma série de encontros do Grupo de Estudos Acolher. O evento, que acontecerá na quarta-feira, 27, às 14 horas, na Escola Superior da Defensoria, será aberto ao público.

“O Grupo de Estudos é uma das metas previstas no Projeto Acolher para 2016 e visa aproximar a Curadoria Especial do meio acadêmico, de forma a utilizar os estudos e as pesquisas relacionadas à nossa área de atuação no nosso dia-a-dia, buscando melhorar a qualidade e eficácia dos nossos trabalhos”, explicou a defensora pública Ana Virgínia Rocha, titular da Curadoria Especial da Criança e Adolescente.

Ainda de acordo com acordo com a defensora pública Ana Virgínia, a Curadoria Especial tem um público diferenciado visto que os assistidos da Especializada não buscam os serviços da Defensoria indo até uma de suas unidades. Portanto, a forma de aproximação encontrada foi montando uma equipe multidisciplinar.

A palestrante Juliana Prates é psicóloga pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.

PROJETO ACOLHER

O Projeto Acolher tem o objetivo de proporcionar o atendimento integral prescrito na legislação brasileira às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, seja por estarem em situação de rua, abandonadas por seus pais ou responsáveis ou em conflito com os mesmos, seja por estarem afastados por determinação judicial e abrigados em instituições de acolhimento, ou ainda por estarem cumprindo medidas sócio educativas, e não tenham representantes legais.