COMUNICAÇÃO

Posse da diretoria da AMAB é prestigiada pela Defensoria

13/02/2016 11:15 | Por ASCOM (Fotos: Carla Ferreira)

A DPE/BA considera importante as relações também com as associações de classe

A posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB, tendo como presidente o juiz Freddy Carvalho Pitta Lima, foi prestigiada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, através do subdefensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes. "A Defensoria não poderia deixar de prestigiar a posse dessa nova diretoria da AMAB, ao mesmo tempo em que prestigia também a diretoria que saiu, que fez um belíssimo trabalho", ressaltou Ximenes.

O subdefensor-geral, que representou o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, pontuou que a Defensoria Pública da Bahia sempre manteve relações cordiais e respeitosas com o Poder Judiciário e que a atual gestão da DPE/BA respeita, de forma bastante segura, o papel das associações de classe, independentemente de qual instituição elas representam. "Assim como respeita a dos defensores, respeita a dos magistrados. Do mesmo modo que é importante a compreensão do papel de cada um internamente, é bom também ter externamente", argumentou Rafson Saraiva Ximenes.

Na solenidade, que aconteceu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, o novo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Freddy Pitta Lima, que substitui a juíza Marielza Brandão Franco, afirmou que a AMAB vai estreitar os laços entre a magistratura e o Tribunal de Justiça, com mais diálogo, para que seja garantido um serviço digno à sociedade. Pitta comandará a entidade que representa mais de 800 juízes e desembargadores baianos, no biênio 2016/2017, e tendo como 1º vice-presidente o desembargador Mario Augusto Albiani Alves Júnior e 2ª vice-presidente a juíza Elbia Rosane Sousa de Araújo.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Ariana Sousa, também participou da solenidade de posse da nova diretoria da AMAB, onde estiveram presentes a presidente do Tribunal de Justiça Estado da Bahia (TJBA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; o procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, representando o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo; o subprocurador-geral da República, Antônio Augusto Aras; a procuradora Geral do Município, Luciana Rodrigues Lopes, representando o prefeito ACM Neto; o diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Emanuel Bonfim; o presidente da secção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ba), Luiz Viana Queiroz; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) Walter Pinheiro, entre outras autoridades.

Conselhos – Também foram empossados os novos integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da AMAB. O primeiro será composto pela desembargadora Ilza Maria da Anunciação e pelos juízes Paulo Sérgio Oliveira, Benício Mascarenhas Neto, Érico Rodrigues Vieira, Armando Duarte Mesquita Júnior, Eduardo Ferreira Padilha, Roberto Costa de Freitas Júnior, Horácio Moraes Pinheiro e Wander Cleuber Oliveira Lopes, além dos suplentes José Onofre Alves Júnior e Marlise Freire de Alvarenga. O Conselho Fiscal será integrado pelo desembargador João Pinheiro de Souza e pelos juízes Eduardo Augusto, Viana Barreto, Andréa Padilha Palmarella, Marcos Antônio Santos Bandeira e Heitor Awi Machado de Attayde, e os suplentes, desembargador José Carvalho e juiz Ananias Pereira Freire.