COMUNICAÇÃO

Jequié – Defensoria realizará Dia D contra o Aedes aegypti

01/03/2016 13:28 | Por Luana Rios DRT/BA 4867
Mobilização visa alertar a sociedade quanto a responsabilidade no combate ao mosquito transmissor das doenças

Dando seguimento à campanha da Defensoria Pública do Estado da Bahia -DPE/BA no combate ao mosquito Aedes Aegypti, a unidade da DPE em Jequié também realizará ação para conscientização da população quanto a sua responsabilidade na briga contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Será o "Dia D da Defensoria: Contra a Dengue, Zika e Chikungunya!", no próximo dia 31 de março, quando defensores públicos, servidores e estagiários reunirão esforços para conscientizar os cidadãos sobre a importância da colaboração de cada um para o combate ao mosquito.

A proposta é que os assistidos da Defensoria levem, no dia 31 de março, foto registrando o momento em que adotaram alguma medida de combate ao mosquito, a exemplo de inspeção em pneus e tanques para garantir que não fique água parada – local de abrigo do Aedes aegypti. Os cidadãos poderão levar a foto no próprio celular, câmera fotográfica, tablet ou no modelo impresso. De acordo com a defensora pública Yana Melo, que atua na comarca, serão acrescidos com o projeto 30% dos atendimentos totais, dos quais 50% serão mantidos para o direito de marcação normal.

"É um projeto para chamar atenção da sociedade, sem prejuízo das reservas de vagas para o atendimento normal. Os atendimentos iniciais marcaremos nesse dia com a apresentação da foto, garantido o direito de marcação normal. Para os atendimentos de retorno, ao apresentar a foto, o cidadão já vai ser atendido diretamente pelo defensor público. Geralmente, há marcação com antecedência", explicou a defensora pública.

Por mês, são mais de 800 pessoas que passam pela unidade da DPE em Jequié. Número esse de cidadãos que poderão ter acesso também a cartazes e panfletos informativos com orientações para prevenção da proliferação do mosquito. A servidora da DPE/BA em Jequié e idealizadora do projeto, Isadora Santos, se sente lisonjeada em ver sua ideia concretizada. "A problemática da dengue é antiga e a solução mais eficaz ainda é a prevenção. Poder colaborar no trabalho de conscientização da população e ver nas fotografias a atitude de cada um no combate ao mosquito, será, no mínimo, gratificante", considerou.

Defensoria pioneira no combate ao Aedes aegypti

A Defensoria baiana lançou campanha de combate ao mosquito nas redes sociais no dia 19 de fevereiro. O conceito do material gira em torno da conscientização do direito do cidadão em não contrair as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya – como também alertar sobre o dever da população em cuidar para impedir novos focos do mosquito.
O defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, determinou que em cada unidade seja designado um servidor para fazer inspeção criteriosa, semanalmente, das instalações da DPE em todo o Estado para verificar a possível existência de focos do mosquito Aedes Aegypti e providenciar a eliminação.

Em 2008, quando teve uma epidemia da dengue, a Defensoria Pública também realizou campanha para o combate ao mosquito. Foram realizados panfletos informativos sobre os riscos do Aedes Aegypti e a instituição, à época, se disponibilizou para garantir que todos os domicílios com suspeita de foco do Aedes Aegypti passassem por inspeção.