COMUNICAÇÃO

Serviços da Defensoria Pública são oferecidos em mutirão do Pacto Pela Vida no Lobato

16/04/2016 13:39 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)

Casos na área Criminal, Consumidor, Família e Registro Civil foram algumas das demandas trazidas pelos cidadãos

Atendimentos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Coelba, Embasa, Instituto Pedro Melo e SineBahia, todos juntos, para o cidadão na Praça do Petróleo, no Lobato. Por meio do Mutirão Pacto Pela Vida, moradores da região puderam, nesse sábado, 16, ter acesso à assistência jurídica gratuita oferecida para DPE, além de outros serviços como retirada de documentos, carteira de trabalho e procura por vagas de empregos. Casos na área Criminal, Consumidor, Família e Registro Civil foram algumas das demandas trazidas pelos cidadãos.

A empregada doméstica Sonia Maria dos Santos, de 56 anos, por exemplo, veio até o local que reuniu diversos serviços do Estado, para resolver uma situação que já está na Justiça. Há mais de oito anos, um tubo da Embasa estourou e Sonia perdeu tudo: moradia, roupas, documentos e móveis. De acordo com ela, o caso vinha sendo acompanhado por um advogado particular, que a abandonou. A empregada doméstica foi encaminhada para à Casa de Acesso I, no Tororó, onde poderá acompanhar o seu processo com assistência de um defensor público. Foi instruída também a procurar a Ordem dos Advogados do Brasil para denunciar o abandono do seu caso pela advogada particular.

Para o defensor público Marcus Vinícius, a presença da Defensoria no mutirão do Pacto Pela Vida demonstra a determinação da instituição em ir ao encontro daqueles que precisam dos seus serviços e conhecer a realidade deles. "Essa é uma comunidade extremamente vulnerável que necessita da assistência jurídica gratuita para pleitear seus direitos", disse. Foi para lutar pelos seus direitos que Rita Dias, de 45 anos, operadora industrial e atualmente desempregada foi até o mutirão. O companheiro com quem morava há 21 anos a deixou para viver com outra mulher no mesmo bairro. Procurou a Defensoria Estadual para pleitear ajuda para sustentar a casa e a filha deles, de 18 anos.

Esse é o segundo Mutirão do Pacto Pela Vida neste ano que a Defensoria Pública participa, levando a assistência jurídica gratuita à população nas comunidades. Também estiveram presentes no local as servidoras da DPE Jamile Cruz, Ivana Ventura, Larissa de Novaes, Aline da Costa e a estagiária Acácia Juriti.