COMUNICAÇÃO

Acesso à Justiça para mulheres em situação de violência será tema de seminário na Esdep

31/05/2016 14:26 | Por Luana Rios DRT/BA 4867
Atividade reunirá defensores públicos de todo o Brasil e é aberta também ao público externo

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoverá nesta sexta-feira, 03, o seminário "Política Pública de Acesso à Justiça para Mulheres em Situação de Violência: contexto atual e perspectivas". A programação traz palestra, oficina e debate com assuntos relacionados à área, como gênero, políticas públicas de enfrentamento à violência e atuação da mulher no sistema de Justiça. O evento, que acontecerá na Escola Superior da instituição – Esdep, das 14h às 17h, é aberto para o público externo.

De acordo com a defensora pública Roberta Braga, do Núcleo de Defesa da Mulher da instituição baiana, a programação foi pensada para dar continuidade aos diálogos unificados por todo o Brasil. "Queremos um perfil qualitativo para aprofundar os debates da nossa profissão na prática", disse a defensora ao prever como produto desse encontro ações conjuntas em relação aos últimos acontecimentos de violência contra a mulher no Brasil, como o caso do estupro coletivo de uma menina de 16 anos no Rio de Janeiro.

A professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia – Ufba, Marcia Santana Tavares, abrirá o seminário com fala sobre contexto atual de gênero e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em seguida, "Mulheres, Poder e Justiça: atuação das mulheres no sistema de Justiça" será o tema apresentado pela doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo em Ufba, Salete Maria da Silva. A oficina "Modelos Alternativos de Acesso à Justiça para Mulheres" será facilitada pela mestre em Ciências Jurídicas na área de concentração em Direitos Humanos, Tatyane Guimarães Oliveira.

No dia anterior, quinta-feira, 2 de junho, defensores públicos de todo o Brasil, que integram a Comissão Temática da Mulher do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais – Condege, se reunirão para compartilhar e discutir a atuação de área.