COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia apoiará a realização do I Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem

07/06/2016 20:28 | Por Luciana Costa - DRT 4091 (Texto e fotos)
Evento será realizado nos dias 14 e 15 de junho

O I Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem que será realizado nos dias 14 e 15 de julho, promovido pela Associação dos Procuradores do Estado da Bahia – APEB – contará com o apoio da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O apoio foi firmado em reunião nesta terça-feira, 7, entre o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a diretora da Escola Superior da Defensoria, Firmiane Venâncio, o presidente e a vice-presidente da APEB, Roberto Figueiredo e Cristiane Guimarães, respectivamente.

De acordo com o defensor-geral, Clériston Cavalcante, os temas que serão discutidos no Fórum são de extrema relevância e vitais para uma instituição como a Defensoria Pública, que não tem a possibilidade de ter membros em todas as localidades. Para ele, é preciso buscar novas alternativas para a resolução de conflitos de forma a encontrar uma resolução sem a necessidade da judicialização.

A difusão do conhecimento jurídico sobre Mediação e Arbitragem, o aprofundamento do tema no campo da Administração Pública, a capacitação do meio forense quanto à temática e a aproximação dos participantes à arbitragem no cenário internacional são alguns dos objetivos do Fórum.

"Este é um evento de suma importância e imperativo no contexto atual devido à necessidade de ampliação e aprofundamento do debate em mediação e arbitragem e à possibilidade de intercâmbio de experiências e acordos entre os profissionais e instituições envolvidas", pontuou o presidente da APEB, Roberto Figueiredo.

PROGRAMAÇÃO

Com a presença de nomes de destaque dos cenários regional, nacional e internacional, o fórum trará ao debate atuais temas ligados à Mediação e Arbitragem. Entre as palestras, estão: Mediação de conflitos: o operador do Direito na pós-modernidade, O desenvolvimento da cultura arbitral para incentivar a economia na América Latina e Mediação e Arbitragem na Administração Pública. Também serão realizadas as oficinas: Mediação judicial e extrajudicial, Funções do advogado na mediação com ênfase na resolução extrajudicial de conflitos, Como criar uma Câmara de Mediação e Arbitragem e Desconstruindo mitos: Mediação e autocomposição de conflitos.