COMUNICAÇÃO

Primeira Reunião de Análise Estratégica é realizada na Defensoria Pública

11/08/2016 20:49 | Por Daniel Alcoeres Gramacho - DRT/BA 3686 Texto e Foto

Com a primeira RAE dá-se início à etapa de execução, monitoramento e atualização da estratégia definida no planejamento da DPE

Após todo o processo de elaboração do Plano Estratégico para 2016-2026, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou nesta quinta-feira, 11, na sala do Conselho Superior, a primeira Reunião de Análise Estratégica – RAE, dando início à etapa de execução, monitoramento e atualização da estratégia definida no planejamento. Participaram membros da Administração Superior, coordenadores executivos e das especializadas, diretores e coordenadores da área administrativa

Para o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, este momento é importante, pois prepara a Defensoria Pública para o futuro. "Após um longo período colhendo informações, colhendo as impressões dos defensores e servidores, estamos tendo um resultado. É uma forma de efetivar o papel constitucional da Defensoria Pública, para todos aqueles que precisam dela", considerou.

De acordo com o representante da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, Joe Weider da Silva, o planejamento estratégico da Defensoria Pública está em uma fase na qual a estratégia é colocada em prática, com ações concretas, prazos, responsáveis, recursos e objetivos certos a serem alcançados. " Também estão definidos indicadores para mensurar se essas ações estão trazendo os resultados que deveriam trazer, contribuindo para o alcance dos objetivos", explicou.

O subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, que coordena o planejamento estratégico da DPE/BA, informou que a partir de agora as RAE serão uma constante. "Serão encontros onde poderemos formalizar, objetivar e sistematizar os projetos que são executados pela Instituição e acompanhar de forma racional a sua execução", analisou.

A subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, considerou importante a reunião, principalmente para os defensores públicos, que não têm muito conhecimento relativo à gestão administrativa. "Com o comprometimento da execução de prazos, o processo se torna mais célere, transformando o projeto não apenas numa folha de papel, mas sim, em uma realidade", afirmou.

Nesta primeira Reunião de Análise Estratégica foram apresentados escopos de projetos de diversas áreas, que serão detalhados pelos responsáveis pelo gerenciamento e apresentados detalhadamente na próxima RAE, agendada para 12 de setembro.