COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia debate acerca das Instituições de Longa Permanência para Idosos

19/08/2016 17:10 | Por Luciana Costa - DRT/BA 4091 (texto e fotos)
O I Seminário ILPIs – Desafios e Perspectivas acontece entre os dias 19 e 20 de agosto

É inquestionável a importância do idoso viver no âmbito familiar e na comunidade. Mas, nem todos os idosos e nem todas as famílias reúnem as condições para manter o idoso em casa. Quando não há essa possibilidade, entra em cena as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Para discutir o assunto, acontece nesta sexta-feira, 19, e amanhã, 20, o I Seminário ILPIs – Desafios e Perspectivas. Entre os debatedores estão: a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise de Carvalho, e a assistente social da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Sheyla Paranaguá.

Com o tema "Perfil das ILPIs no município de Salvador", a defensora pública Laise de Carvalho foi a responsável pela conferência de abertura do seminário. "Não é pelo fato de a pessoa idosa estar em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos que ela perdeu seus direitos, a autonomia, suas vontades. Ela continua sendo sujeito de direitos e deve ser empoderada", destacou a subcoordenadora.

Na ocasião, foi apresentado um mapeamento das instituições em Salvador realizado pela Especializada através das assistentes sociais Sheyla Paranaguá, Raisa Aquino, da psicóloga Marina Moura e da estagiária de Serviço Social Lorena Silva. Perfil das instituições, profissionais no local, perfil dos residentes, alimentação, dentre outros aspectos, foram abordados no estudo.

"Queremos informar e atualizar profissionais e estudantes das várias áreas, quantos aos mitos e desafios das Instituições de Longa Permanência. A falta de informação ainda é enorme quanto a esse cenário", disse a presidente da Associação Nacional de Gerontologia da Bahia – ANG BA, Maria Emília Rodrigues. Amanhã, 20, a assistente social da DPE/BA, Sheyla Paranaguá, participará da mesa "Relatos de Experiência: Desafios e realidade" às 10h.