COMUNICAÇÃO

Defensoria sedia evento de prevenção a acidentes de consumo com crianças

11/10/2016 21:22 | Por Jéssica Carvalho (Estagiária) - Texto e foto
Evento aconteceu na Escola Superior da Defensoria Pública

Noventa por cento dos acidentes de consumo poderiam ser evitados com prevenção. Esse foi um dos dados apresentados durante o segundo seminário “Criança Segura”, sediado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. O evento apresentou a realidade dos acidentes de consumo entre a população infantil e foi promovido pela Rede de Consumo Seguro e Saúde, articulação que visa promover a segurança dos consumidores. Representantes do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade – IBAMETRO, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – CODECON, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon e da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental da SESAB participaram da discussão.

O diretor geral do IBAMETRO, Luiz Freire, explicou que a os acidentes em geral são vistos como normais e, por isso, poucas pessoas dão importâncias a hábitos como ler manuais de instrução. “As vítimas tendem a se culpar, mas os dados mostram que 90% dos acidentes de consumo não aconteceriam se houvesse prevenção”, afirmou. O diretor ressaltou, ainda, a importância de se debater o assunto. “A educação para o consumo é o aspecto mais importante para a prevenção”, afirmou.

A professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Ediná Alves Costas, acompanhou a discussão e se mostrou feliz com a iniciativa. “É um debate muito bom e é importante essa preocupação. Que ele se expanda para além da dimensão dos consumidores”, destacou.