COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública participa de mutirão social em Pau da Lima

15/10/2016 15:27 | Por Danielle Souza (Estagiária)

Ação acontece a cada dois meses e contou com o apoio da DPE/BA pela primeira vez

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, neste sábado, 15, do Mutirão de Saúde do Projeto Complexo Vida Plena, no bairro de Pau da Lima. A iniciativa, que acontece a cada bimestre, tem o apoio da Escola Bahiana de Medicina e contou com os serviços de orientação, mediação e assistência jurídica prestados pela DPE/BA.

O Mutirão de Saúde é uma ação do Projeto Complexo Vida Plena, desenvolvido pela ONG Sociedade Hólon desde 2014. A atividade está em sua 13ª edição e tem a participação dos alunos do 5º ano do internato do curso de medicina da Faculdade Bahiana. "Eles passam um período com a gente e no final desse internato, realizamos o mutirão. Fazemos atividades com crianças, adolescentes, adultos e trazemos informações na área social, saúde, prevenção e jurídica, agora com a Defensoria Pública", afirmou Ilda Lorena Freitas, gerente do Complexo Comunitário Vida Plena.

A coordenadora do mutirão, Carine de Souza Santana, que também é professora de Saúde Coletiva da Escola Bahiana de Medicina, afirma estar realizada em completar os mais de 2000 atendimentos feitos na comunidade. "Para nós é uma satisfação realizar esse trabalho no nosso bairro, pois sabemos o quanto a comunidade é carente e vulnerável. Ficamos muito felizes quando a gente consegue trazer uma série de serviços diferenciados como dermatologia, oftalmologia, serviço de intermediação de mão-de-obra, Defensoria Pública, serviços que a gente não oferece diariamente e que a população não tem acesso fácil. É muito bom poder contribuir com esse cuidado e atenção à comunidade."

Para a defensora pública Guiomar Silva Fauaze Novaes, da Especializada da Família, as ações itinerantes da Defensoria Pública é de extrema importância para a população. "Essa ação é fundamental para nós, pois quebra aquela ideia do defensor de gabinete para aquele que vai até o povo. Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de acesso à defensoria e facilitamos que essas pessoas venham ao nosso encontro, recebendo toda a assistência jurídica necessária." O defensor público Armando Fauaze Novaes também estava presente e falou sobre a importância da atuação da DPE/BA nos bairros do município. "Essa ação é de fundamental importância. Facilita o acesso das pessoas à Instituição e consequentemente, ajudá-las de maneira mais precisa, com maior rapidez, mais dinamismo, facilitando a vida dessas pessoas."

O segurança Nilson Bispo da Silva, 42 anos, saiu bastante satisfeito com a orientação recebida pela Defensoria Pública. "Sou morados de Pau da Lima e acho importante essa ação nos bairros. Quero me divorciar e aqui o atendimento foi bem melhor do que lá fora. O encaminhamento é mais rápido e o atendimento bem mais detalhado". Dona Iara Gonçalves da Silva, 60 anos, também recorreu aos serviços da Defensoria: "Eu e meu marido passamos um tempo fora e tomaram a casa da gente. Agora que voltamos, estamos sem casa para morar, pois os filhos deles não deixam. Estou saindo satisfeita pois tive a orientação que eu precisava."

No total, foram realizados 17 atendimentos, sendo a maioria cíveis, como família, documentação, pensão alimentícia, divórcio, posse de imóvel e ação de cobrança. A ação acontece a cada dois meses através do Complexo Vida Plena, que fica na Rua do Gonzales, 186, Pau da Lima e atende de segunda à sexta, de 7h às 17h, e aos sábados em reuniões comunitárias.