COMUNICAÇÃO

Cine Pop Rua exibe o filme “Intocáveis” para pessoas em situação de rua

09/11/2016 17:00 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)
Iniciativa dos estagiários de Psicologia da Equipe Pop Rua da DPE/BA, o cine aconteceu nesta quarta-feira, 9

Amizade, superação, inclusão social, relação terapêutica, relações afetivas, familiares e sociais. Todos esses temas são abordados no filme Intocáveis, que se tornou o segundo maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês e foi exibido para os assistidos da Equipe Pop Rua da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nesta quarta-feira, 9, na Escola Superior da DPE – ESDEP. Há três anos a equipe trabalha com pessoas em situação de rua em Salvador.

A iniciativa de criar o Cine Pop Rua surgiu dos estagiários de Psicologia do Equipe – Grazielle Piton, Antônio Marcus, Juliana Santos e Anna Clara Barbosa. A obra cinematográfica francesa é inspirada em fatos reais, acontece na cidade de Paris, onde um tetraplégico rico, Phillipe, procura alguém que possa trabalhar como seu cuidador. Durante sua busca, acabou contratando a pessoa mais improvável para o cargo. O escolhido foi Driss, um homem de origem humilde e que acabou de sair da prisão. Ele não chegou nem a se candidatar para a vaga, apenas apareceu de surpresa na fila de candidatos para conseguir uma assinatura para ter direito ao benefício do seguro desemprego. “O nosso diálogo com os assistidos após a exibição do filme focou na relação afetiva, em como um pode ajudar o outro. Queríamos ouvir a percepção dos assistidos em relação ao filme”, explicou a estagiária de Psicologia do Pop Rua, Grazielle Piton.

Para o assistido Josenilton Silva, 38 anos, a ação foi um momento válido: “Achei bem legal. Foi uma manhã diferente e o filme passou uma mensagem bonita”. Intocáveis mistura drama sutil com humor inteligente e piadas certeiras, que representam uma quebra de paradigmas para a conscientização das pessoas a respeito da inclusão. Para o roteiro, interessam mais as semelhanças entre os personagens – a paixão pela música, o respeito pela família, o prazer pelos esportes radicais, o desprezo pelas convenções – do que suas diferenças. O filme transmite leveza e esperança ao mostrar que inclusão social eficiente é enxergar o outro além da deficiência.

PARA ASSISTIR AO TRAILER CLIQUE AQUI