COMUNICAÇÃO

Aulão do ENEM é ministrada para socioeducandos

18/11/2016 21:01 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)
Primeira aula desta etapa aconteceu nesta sexta-feira, 18

Ministrada nesta sexta-feira, 18, no auditório do Cetad, no Canela, a primeira parte do projeto Aulão do ENEM contou com aulas de Atualidades, Filosofia, Geografia e Química. A iniciativa, uma parceria da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA com a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, visa reforçar a preparação dos jovens privados de liberdade, internos em unidades da instituição. As próximas aulas acontecerão nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro.

A idealizadora do projeto, Ana Tereza Novaes, conta que a ideia surgiu no período que estava no 3º ano do Ensino Médio e prestes a realizar o Exame. Para ela, oportunizar que os jovens tivessem uma melhor preparação era uma oportunidade ímpar de contribuir para a formação deles. O material de apoio utilizado pelos alunos foi cedido pelo Colégio Antônio Vieira.

De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, defensora pública Maria Carmen Novaes, o interesse pelas aulas tem sido crescente. Em 2014, foram 21 inscritos. Já em 2015 foram 31 alunos e neste ano 48 alunos. A coordenadora de Educação da Fundac, Mercedes Agrícola, disse que a parceria com a Defensoria Pública da Bahia tem contribuído bastante com o desenvolvimento do desempenho dos participantes e colabora no oferecimento de um melhor atendimento aos jovens.

Para Y.N.S, participar do projeto é uma chance de reescrever a sua história. Ele ainda não decidiu o curso que pretende prestar vestibular, mas garante que irá se empenhar para aproveitar as boas chances que surgirem no seu caminho.