COMUNICAÇÃO

Defensoria participa do GT de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

10/02/2017 15:14 | Por Luciana Costa DRT 4091/BA (texto e fotos)
Instituições da rede de proteção à criança e adolescente se reúnem na Secretaria Municipal de Ação Social e Combate à Pobreza

O Grupo de Trabalho de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes formado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Ministério Público, Secretaria Municipal de Ação Social e Combate à Pobreza – SEMPS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, entre outras instituições, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 9. Os encontros do GT são mensais e a próxima está marcada para o dia 8 de março. O objetivo é acompanhar a situação das crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento em Salvador.

"É importante que a Defensoria participe porque o olhar de cada um dos atores do sistema de Justiça é diferenciado. Isso propicia uma visão ampla da situação da criança e adolescente. Outro ponto extremamente positivo é que esse GT conseguiu juntar as representações não só do sistema de Justiça, mas da rede de proteção. Isso certamente gerará bons frutos", destacou a defensora pública e coordenadora do Projeto Acolher, Ana Virginia Rocha. Atualmente, existe o mapeamento das vagas existentes e das instituições que recebem recursos financeiros, através da celebração de convênios.

Os últimos detalhes em relação à renovação desses convênios foram acertados na reunião para que as instituições possam utilizar a verba que lhes foi destinada. A Central de Vagas, implantada pelo município, torna viável apoiar as equipes técnicas dos serviços de acolhimento no acompanhamento psicossocial das famílias de origem das crianças e adolescentes acolhidos, efetivar os encaminhamentos necessários, em articulação com os demais serviços da Rede Socioassistencial, das demais políticas púbicas, monitorando, posteriormente, seus desdobramentos.