COMUNICAÇÃO

JACOBINA – Defensoria Pública pede restabelecimento do fornecimento de água

17/04/2017 14:48 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA
A problemática ainda é agravada pela grave seca que assola a comunidade

O povoado de Jenipapo, localizado no município de Jacobina, enfrenta problemas de fornecimento de água na localidade. Em decorrência da situação, que é agravada pela grave seca, os moradores bloquearam a BA 131 com barricadas. O protesto ocasionou um longo engarrafamento na rodovia, que é das mais transitadas da região, e teve por objetivo cobrar uma solução do atual cenário.

"A intervenção da Defensoria Pública em situações como estas é essencial não só para que se respeite o direito de manifestação do povo, especialmente, das comunidades mais carentes, mas também para que haja uma rápida composição das partes e se evite a perda de legitimidade dos movimentos pela extrapolação do direito de protestar. Além disso, a Defensoria exerce o seu dever constitucional de pacificação social, e garante o exercício e a implementação de direitos coletivos", destacou o defensor público Vinícius Accioly.

Após visita ao local, na segunda-feira, 10, Accioly se reuniu na unidade da Defensoria Pública em Jacobina com manifestantes, representantes da Prefeitura, da Embasa e da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia – CERB. Na oportunidade, foram propostas e aceitas medidas a serem implementadas pelos envolvidos, a curto, médio e longo prazo, com o intuito de encontrar alternativas para sanar a problemática. Satisfeitos com o resultado dos acordos e com a disposição das partes em resolver o litígio, os manifestantes suspenderam o bloqueio da rodovia BA 131.