COMUNICAÇÃO

Simões Filho – Nova sede da Defensoria Pública é inaugurada no município

26/04/2017 20:30 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)
Evento contou com a presença do defensor público geral, membros da Administração Superior da DPE/BA, além de autoridades locais

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inaugurou nesta quarta-feira, 26, a nova unidade da instituição em Simões Filho. Anteriormente funcionando no Fórum da cidade, hoje a DPE/BA conta com os serviços de duas defensoras públicas. Representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e sociedade civil, além, de defensores públicos e servidores da Defensoria, participaram da cerimônia. A nova sede está instalada na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 875, Centro.

"Os moradores da cidade contarão com a assistência jurídica gratuita prestada por nossa instituição, agora em sede própria, com instalações mais adequadas às necessidades dos usuários dos serviços defensoriais, e também melhor para os defensores públicos e servidores no desempenho de suas funções", destacou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

O coordenador executivo das Regionais da DPE, Walter Fonseca Jr., em seu discurso relembrou as conquistas já alcançadas pela Administração Superior: novas sedes, Unidade Móvel de Atendimento – UMA e expansão do atendimento em cidades que não tinham Defensoria. De acordo com Fonseca, as medidas representam o fortalecimento da instituição.

A partir de 2015 ganharam novas sedes as unidades da Defensoria Pública em Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Serrinha, Vitória da Conquista e Valença. Foram reabertas as unidades de Barreiras, Brumado, Eunápolis, Irecê e Amargosa. Dessas, apenas as duas últimas não estão em sedes desvinculadas de outras instituições, mas em breve Irecê também ganhará nova sede.

Para a defensora pública Eveline Portela, que atua no município, a palavra dignidade define o momento vivido: "Dignidade dos defensores públicos para trabalhar em um ambiente melhor, dignidade dos assistidos que serão recebidos de uma forma melhor e mais afetiva. Nós tínhamos a abertura do exame de DNA sem a privacidade adequada. Esta casa vem sacramentar a idealização de um local adequado para toda essa população carente que precisa ser atendida por nós".

A defensora pública Leila Portugal, que também atua em Simões Filho, fez questão de ressaltar a importância e o esforço dos servidores e estagiários que compõe a equipe da DPE/BA na cidade.

"Toda vez que a Defensoria Pública inaugura uma nova sede, ela dá um passo a mais na sua autonomia. É emocionante participar deste momento e poder ouvir as falas emocionadas das nossas colegas que representam a Defensoria da melhor forma possível mesmo em meio a tantas dificuldades" disse a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep-BA, Maria Teresa Zarif.

Para o prefeito do município, Diógenes Tolentino, mais conhecido como Dinha, a sede dará mais conforto e segurança aos assistidos. "O povo precisa de assistência. E isso virá pelo novo espaço físico e pelas pessoas comprometidas com o serviço que aqui estão trabalhando", falou o vereador Manoel Almeida (Neco).

Também participaram da inauguração as defensoras públicas Cristina Ulm, Eva Rodrigues e Isabela Guedes, e os defensores públicos Daniel Nicory e José Ganem.