COMUNICAÇÃO

DPE recebe diretor-geral das Prefeituras-Bairro e planeja parceria de itinerância

11/05/2017 19:27 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
Reunião foi realizada na manhã do dia 11 de maio, no Gabinete do DPG.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, recebeu a visita do diretor-geral das Prefeituras-Bairro de Salvador, Júnior Magalhães. A pauta da reunião foi a proposta de parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Prefeitura Municipal de Salvador, para que o serviço de orientação jurídica gratuita seja realizado em conjunto com as prefeituras-bairro da cidade.

"Estamos buscando, junto à Defensoria Pública, que é uma instituição importante e essencial para a justiça, formas de parceria para ampliar os serviços oferecidos nas prefeituras-bairro e levar a Defensoria para os bairros da cidade", explicou Júnior Magalhães.

Considerando este momento como importante para a DPE/BA, o defensor-geral Clériston Cavalcante de Macêdo listou, durante o encontro, os serviços oferecidos pela Defensoria Pública e também falou sobre as atividades itinerantes realizadas através da Unidade Móvel de Atendimento – UMA. "Com essa proposta, estamos sendo reconhecidos, pelo município de Salvador, como uma instituição que ajuda a construir a cidadania e que presta serviços a quem mais precisa", avaliou o defensor-geral.

Realizada na manhã da última quinta-feira, dia 11, a reunião também contou com a participação do subdefensor público geral, Rafson Ximenes, e da coordenadora executiva das defensorias públicas especializadas, em substituição, a defensora pública Janaína Canário.

Prefeituras-bairro

Inauguradas desde 2014, as prefeituras-bairro estão instaladas nas dez regiões administrativas da capital baiana: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Ribeira, Barra/Rio Vermelho, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, Liberdade/São Caetano e Valéria.

De acordo com dados da Prefeitura de Salvador, são atendidas, em média, 1.000 pessoas por dia, em cada uma das sedes, e a proposta é atuar próximo às comunidades e facilitar a vida da população, que não precisa mais sair do bairro onde mora para resolver alguns assuntos. "Vamos elaborar um cronograma de atendimento itinerante e levar os nossos serviços à população", garantiu o defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.